segunda-feira, 1 de julho de 2013

texto dissertativo-argumentativo sobre " A seca do Nordeste



                                
                                          A seca
A seca é um fenômeno natural que ocorre no sertão nordestino , devido a fatores climáticos e físicos , gerando assim um ambiente hostil e difícil de sobreviver . o governo tenta minimizar essa situação , porem os recursos são escasso .
Não é a primeira vez que ocorre uma seca dessa proporção no semi-árido  nordestino . Os governantes tentam melhorar essa situação com projetos como ; a bolsa estiagem , construção de cisternas , levando a água através de carros pipas , a também um projeto arrojado que melhoraria bastante a vida do sertanejo  que é a transposição do rio São Francisco, porem se tornou uma obra inacabada a vários anos devido a corrupção , burocracia e planejamento inadequado . 
As tentativas de melhorias por parte do governo são insuficiente e não atendem a demanda de toda população, acarretando perda nas lavouras e no rebanho gerando alta nos preço dos produtos . os pequenos agricultores acabam perdendo tudo que tinham , sem saber o que fazer para sustentar sua família acabam migrando para os centros urbanos  para conseguir  uma vida melhor, gerando um fenômeno chamado êxodo rural .
Portanto percebe-se que o governo deveria investir mais em projetos para melhorar a vida no campo , isso é possível ; o Brasil tem condições de conviver com a seca , só não se concretiza divido ao desvio de verbas . A corrupção é o fator principal que retarda a ordem e o progresso do pais .
   


Aluno: Eriko da Silva Santos
Série: 3º
                                                                                                       Turma: A                                                                                                Turno: Vespertino                                                                                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário