segunda-feira, 15 de julho de 2013

    Jonathas De Jesus Silva
Série:2° Turma I
        
         Resumo:Memóriais de um Sargento de Melicias.
                                               Senhora
É um romance que retrata a historia de uma pobre moça , que é Aurélia Camargo que se apaixono por um pobre homem , vulgo  Fernando Rodrigues Seixas. Aurélia era uma moça sofredora , além de ser pobre tinha perdido seu pai e seu irmão ; sua mãe com medo de morre e li deixar  sozinha, insistia pra Aurélia arranja casamento . Fernando também era um moço pobre e vivia com a sua mãe e com as suas duas irmãs . Fernando estava apaixonado por Aurélia , mas sabendo que ela era pobre ele preferiu se casar com Adelaide , pois iria ganhar um dote de trinta mil contos de reis . O avô de Aurélia faleceu e deixou uma rica herança para ela .                                                                                                                             Fernando fugiu para não se casar com Adelaide , quando Fernando voltou , ele não precisava mas cassar com Adelaide , pois  Adelaide já tinha se casado com Dr. Torquato Ribeiro . Lemos tio de Aurélia  fez  a Fernando uma proposta irrecusável , que era para ele se casar com uma moça por causa de um dote de cem mil contos de reis , Fernando aceitou a proposta de Lemos e foi conhecer a moça , quando ele viu que a moça era Aurélia , ele se alegrou .            Fernando e Aurélia se casaram , mas fizeram um casamento só de fachada , dormiam em quartos separados e sempre se tratavam intimamente com sarcasmo e ironia . Em um baile na casa de Aurélia e Fernando , Aurélia desmaio e quase rolou um reconciliação mas não teve . No dia seguinte Fernando  devolveu todo o dinheiro do dote a Aurélia e declarou-se livre dela . Mas Aurélia o amava e declarou-se para ele , Fernando com tanta felicidade a beijou e a parte desse momento , eles começaram a vive como um casal a apaixonado .
 
Memória  de um Sargento de Milícia                                         

É um romance que conta a historia de Leonardo, um menino sofredor e muito travesso .           Leonardo (pai) e Maria viajaram juntos no mesmo navio , de Lisboa rumo ao Rio de Janeiro, onde se apaixonaram e tiveram um filho chamado de Leonardo (filho) . Maria começou a dar corno em Leonardo (pai) , quando ele descobriu que era corno , pegou Maria e deu uma surra , depois da surra , Maria fugiu com o amante , que era o capitão do navio . Revoltado com a traição de Maria , Leonardo (pai) foi embora deixando seu filho com o padrinho . O padrinho era um barbeiro com dinheiro , ele tentou educar o menino mas não teve jeito , o menino era muito traquino , só queria faltar a escola e ir traquinar com Tomas ( amigo) . Leonardo se tornou  coroinha , mas foi expulso por apronta de mas .    Leonardo se apaixonou por  Luisinha sobrinha de D. Maria . O padrinho de Leonardo faleceu e ele foi mora com o pai , que já estava casado com outra mulher , só que Leonardo não gostava da madrasta e só andava brigando com ela . Um dia Leonardo foi posto para fora de casa por seu pai , por não aguenta mas as suas brigas . Cem ter lugar para morar Leonardo foi morar com Tomas , onde ele encontrou Vidinha por quem se apaixono , mas Vidinha tinha dois primos que le amava , então eles armaram para Leonardo , que foi preso pelo major Vidigal , mas antes de chegar na prisão Leonardo conseguiu fugir e arranjou um emprego na casa-real , mas foi despedido por tenta pegar  a patroa . Vidinha sentindo-se enganada foi tira satisfação , Leonardo tentou impedi-la mas se deu mau , pois o major Vidigal esta por sua espera e le levou preso . Leonardo foi feito granadeiro do major Vidigal , Vidinha e sua família buscaram muito por ele e, sem encontrar, passaram a odiá-lo por cometer a desfeita de abandonar sem explicação quem o acolhera . Vidigal estava tentando prender Teotônio e mandou Leonardo ir arma a prisão de Teotônio , mas quando Leonardo chegou lar ele se sentiu um traidor e mandou Teotônio fugir , deu certo a fuga dele  , mas quando Vidigal soube da tramoia  de Leonardo , ele o  prendeu . A madrinha e D. Maria quando soube da prisão de Leonardo , foram as duas pedir para o major Vidigal para soltar Leonardo , mas não teve jeito o major não soltou ; a única que conseguiu soltar Leonardo foi Maria-Regalada , pois era a primeira paixão do major Vidigal e ela prometeu ao major Vidigal ir  mora com ele ; porem Vidigal transformou Leonardo em sargento .         Luisinha ficou viúva e a paixão que Leonardo sentia por ela  se acendeu , mas tinha um porem , Leonardo não poderia se casar , pois tinha recebido o posto de sargento que não permitia o casamento . A madrinha e D. Maria foram novamente pedir a ajuda a Vidigal , que cedeu com gosto e fez de Leonardo sargento de milícias, ofício que permitia o casamento.                                                                                             A Pois o casamento de Leonardo e Luisinha , Leonardo (pai) e D. Maria faleceram                                                                                                                                                                                      
                               Iracema
Iracema era uma índia e filha do pajé Araquém da tribo dos tabajaras. Em um dia quando banhava em um rio chegou até ela um estrangeiro, Martim. Sentindo-se amedrontada Iracema atacou Martim com uma flechada no rosto . Rapidamente os dois se apaixonaram, mas Iracema era a virgem de Tupã o que tornava o amor deles proibido.                                                                                                                                              Urapuã o chefe dos guerreiros , descobriu o amor de Iracema e Martim , pensando que Martim tinha tirado a virgindade de Iracema , Urapuã jurou que ia matar Martim . Sem opção para ficarem juntos eles decidiram fugir, tendo a ajuda Poti que era da tribo rival da de Iracema . Com a fuga de Iracema e Martim , gerou novos conflitos entre as tribos ,tabajaras que era a tribo de Iracema e a tribo Pitiguara que era a de Poti ; os Pitiguaras saíram vitoriosos.  Porem Iracema estava triste , por ter lutado contra sua tribo ,dando as costa a eles, para viver um amor proibido com Martim . Mas Martim le fazia feliz .                                             A alegria agora morava na alma de Iracema, banhava-se com alegria no rio e foi nesse tempo que deu alegria a Martim anunciando a espera de um filho. Martim então se fez grande guerreiro na tribo dos pitiguaras e assim tornou-se um deles recebendo o nome de Coatiabo e festejaram até a manhã. Cada vês que Martim partia para novas batalhas , Iracema se entristecia . E foi em uma das batalha em que Martim estava ,que Iracema deu a luz ao filho Moacir . Iracema estava triste por Martim não estar presente quando ela deu a luz . Passou a esperar por seu esposo com o filho nos braços, por causa da tamanha tristeza ela perdeu o apetite e as forças . Martim voltou para casa e teve a graça de ser pai ,tentou reacender seu amor com Iracema ,mas não teve jeito ,Iracema se enfraqueceu e morreu . Não tendo mas motivos para ficar naquelas terras , Martim pegou seu filho Moacir e foi embora para sua terra natal ,prometendo voltar .                                                                                                      Depois de alguns anos , Martim volta a terra da sua falecida amada que era Iracema ,com outros portugueses . Para tentar disseminar a sua religião , Poti seu fiel amigo foi o primeiro a aderir a religião .               

 
Comentário

Como o dinheiro muda as pessoas . Fernando era apaixonado por Aurélia mas iria si casar com Adelaide ,  porque Adelaide tinha dinheiro e Aurélia não . Vendo que Aurélia tinha ficado rica ele fugiu para não se casar com Adelaide ; isso foi por quê ? Por causa do dinheiro que estava em jogo .    
Com a separação do seus pais e com o abandono, Leonardo ficou revoltado e muito traquino. Só queria saber de molequeira e de pegar mulher , pouco se importando com as pessoas , por causa disso, ele foi preso duas vezes . Mas consegui reconquista a sua primeira paixão,se casou  e conseguiu um posto que foi sargento de milícia .

O romance de Iracema retrata , que para o amor não existe barreiras . A prova disso tudo  ê que , Iracema preferiu fugir e renegar sua origem dando as costa e lutando contra sua família , para proteger a pessoa amada que era um estrangeiro (Martim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário