terça-feira, 9 de julho de 2013

REDAÇÃO Manifestação Keven 2º F Assis Chateaubriand

            Aluno: Keven Antunes  / Série: 2º ano F Vespertino


  MANIFESTAÇÃO EM FEIRA DE SANTANA 
                        
O que dizer?

Fotos do dia do protesto em Feira de Santana
Também sou estudante, também sou brasileiro. Uma cidade para em um dia comum, em uma tarde que tampouco era observada, era importante. Um dia que poderia ser como qualquer outro, mas foi diferente. Diferente a partir do tempo em que o Brasil mostrou "a cara". Quando todos os jovens, adultos e idosos de todos os cantos do país cansaram de tanta injustiça, de tanta corrupção. Você trabalha honestamente todos os dias para receber o pouco "do troco" que o governo nos condena — ao invés de nos ajudarem. Fazer uma redação a favor de todo esse alvoroço é muito simples e fácil, basta palavras bonitas e uma pitada de "justiça" na lábia. Convenhamos que a cidade nunca parou constantemente, nunca fez manifestações semelhantes, nunca deu a cara a tapa. Infelizmente tudo foi motivado a partir das grandes capitais que geraram de início o movimento (Brasília e São Paulo). A partir daí (com ajuda da polêmica imprensa e mobilidade de expressão), as pessoas resolveram adquirir o meio-termo em suas cidades também — como aconteceu aqui. "Ah, queremos justiça também" pensa um morador e vai à rua gritar por o que nem sabe realmente. Claro que foi de extrema vontade todo o contexto presente, mas precisamos se mobilizar de forma instantânea e política. Do que adianta derrubar um castelo se o verdadeiro motivo pela queda não será levantado, e sim quando e quem o derrubou?! Honestamente, 1/10 daqueles que foram, fariam o mesmo se não soubessem que o Brasil estava nessa "crise"? Provavelmente não. 
Há a parte boa: também sabemos querer e pedir. Sabemos protestar. A população de Feira de Santana mostrou com ênfase que também existimos e também temos o direito de pedir. Que o ônibus precário que nos leva, que a taxa alta que nos cobra também é motivo de percepção e que nada será passado em branco. 
Muitos acharam que o motivo era único: alto preço da passagem do transporte público. Mas não foi apenas isso. Toda a corrupção acumulada e a insatisfação do cidadão veio a tona — e com força. 
Eu, como estudante, espero que meu país se mobilize dessa forma sempre, pondo esta manifestação não como a única e sim como a primeira das muitas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário