domingo, 7 de julho de 2013

RESUMO: LIVRO SENHORA

ALUNA: KEYLA MILLE SERIE: 3 TURMA: A

A obra relata a dramática história de amor entre Seixas e Aurélia. Seixas era um pobre mancebo, que trabalhava como jornalista, vivia na pobreza, mas não abria mão do outro lado da sua vida, com o qual gastava todo o seu ordenado : as festas da sociedade.
Aurélia também era uma pobre moça, mas que subira na vida após herdar a fortuna de seu avô fazendeiro. Era uma moça belíssima. Aurélia e Seixas iam se casar, mas esse casamento não ocorreu porque Seixas sabia que era pobre, e sabia que não era o homem certo para Aurélia, apesar de amá-la. Esse relacionamento se desfez quando o pai de Adelaide de Amaral oferece um dote para que ele se casasse com sua filha, e ele aceita.
Aurélia era uma moça muito rica, e esse dinheiro atraiu muitos homens para si, esses homens estavam interessados somente na sua riqueza. Ela tinha 18 anos quando apareceu na sociedade pela primeira vez. Não a conheciam. Ela era órfã e tinha em sua companhia uma velha parenta, viúva, D. Firmina Mascarenhas, que sempre acompanhava na sociedade. Mas essa parenta não era flor que se cheire. A protagonista  têm 19 anos, dezoito deles ela viveu na miséria.
Seixas era um moço com menos de 30 anos. Tem uma fisionomia de ‘’gente rica’’, e também sedutora. Ele tinha um bigode próximo a boca. Tem um peso normal, é de elevada estatura. Era um homem honesto, mas essa qualidade é flexível no sentido de moldar a vaidade e a ambição. Ele não costuma ajudar os outros, não era otimista.
Ele era filho de um empregado público, ficou órfão aos 18 anos, Seixas foi obrigado a abandonar seus estudos na Faculdade de São Paulo pela impossibilidade em que se achou sua mãe de continuar-lhe a mesada.
Já estava no terceiro ano, ele era muito esforçado em seus estudos, enquanto seu colega Torquato Ribeiro, lhe oferecia hospitalidade.
D. Camila, mãe de Seixas, por conselho de amigos, pôs o dinheiro na Caixa, donde ia tirando os juros semestrais que sustentava os gastos da casa, ajuda dos aluguéis de dois e escravos e também de algumas costuras dela e duas filhas.
O rendimento da caderneta da Caixa e dos escravos de aluguel, andava em 1500 reais ou 125 mensais. Porém a despesa da família subia a 150 reais, então as três senhoras supriram a dívida com seus trabalhos de agulha.
Ao tomar a direção dos negócios da casa, Seixas declarou que entraria por sua parte com os 25 reais que faltavam, ficando às senhoras com todo produto de seu trabalho para despesas particulares.
Assim tinha anualmente um rendimento de 8500 reais, do qual deduzindo 1800 reais, quantia que dava à família em prestações de 150 reais cada mês, ficavam 6700 reais para suas despesas.
Fernando estava reclamando da vida. Ele não sabia administrar seu dinheiro. Este que era gasto com hotel, teatro, o jogo, as gorjetas. Recorreu ao dinheiro da Caixa Econômica.
Seixas casou-se com Aurélia. Ele ficou muito contente, por ser escolhido pela aquela mulher que encantava pelo dinheiro que tinha.
Aurélia passou a humilhar muito o Seixas, ele não gostou muito não, e com o tempo ele se afastou. Ele passou a não ligar com as críticas de sua esposa. A Aurélia falou para seu marido que o amor foi vendido, ela comprou Seixas por 100 contos de réis. Mas Aurélia conseguiu moldar o seu marido.Aurélia humilhou seu marido durante 11 meses.
Eduardo Abreu amava Aurélia, mas ela gostava de Seixas, ele fez loucuras para conseguir casar-se com ela, mas não conseguiu. Ele ficou decepcionado com o matrimônio entre Aurélia e Fernando, então Abreu foi para o exterior e torrou o dinheiro e Aurélia com pena dele, passou a ajudá-lo e seu marido ficou com ciúmes.
No final, Fernando, devolve-lhe os vinte contos de réis, que correspondiam ao adiantamento do montante total do dote com o qual possibilitava o casamento da irmã, e mais o cheque que Aurélia lhe dera, de oitenta contos de réis.
Separam-se, então, a esposa traída e o marido comprado, para se reencontrarem os amantes, a última recusa de Seixas sendo debelada quando Aurélia lhe mostra o testamento que fizera, quando casaram, revelando-lhe o seu amor e destinando-lhe toda a sua fortuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário