terça-feira, 2 de julho de 2013

Aluna: Kaine Souza de Oliveira Série:2° Turma:H

    Aluna:Kaine Souza de Oliveira       Série: 2º      Turma:H

                                       A Seca do Nordeste

    A seca do Nordeste tem como principais causas as poucas chuvas na região por conta de uma massa de ar quente e seca, proveniente das de pouca influência das massas de ar frias vinda do sul. Um dos principais fatores também, é o desmatamento, mostrando que os principais fatores são naturais, mas também a influência do homem.A seca tem como conseqüências principais nas pessoas da região, além das dificuldades sociais, por conta do abastecimento de água escasso fica complicada a criação de animais e o desenvolvimento na agricultura que é uma das principais fontes de renda da região. Conseqüentemente sem recursos econômicos, gera-se a fome e a miséria. Esses fatores climáticos provocam o chamado êxodo rural, que é a busca de melhor qualidade de vida,emprego, água e alimento, do povo da zona rural que imigra para a cidade, pois em suas regiões de seca, são dependente de algum movimento ou ações publicas que geralmente por muitas vezes não são o suficiente para uma vida sustentável, como a obra de transposição do Rio São Francisco que estão abandonadas o que mostra até um certo descaso publico perante as pessoas da região.
    A seca dada inicio no inicio de 2012 é a pior registrada nos últimos 50 anos, onde em várias cidades foram afetadas, mas principalmente na Bahia. No total são estimadas mais de 500 cidades em situação de emergência. Houve queda na produção dos principais alimentos da região como o milho verde que praticamente dobrou de preço inversamente proporcional a sua quantidade que caiu consideravelmente, assim com o feijão, onde o preço também dobrou passando de R$ 3,20 para R$ 6,40 o preço do KG, em algumas cidades até ultrapassou esse valor.
    As características climáticas do Nordeste infelizmente não podem ser alteradas, porém ainda assim, o ecossistema semi-árido tem sua biodiversidade e a população querendo ou não tem de se adaptar aos seus aspectos regionais, mas é de suma importância a participação efetiva do governo com subsidiar famílias tais pessoas nos períodos de secas da região, através de políticas publicas o suficiente para os manterem sustentáveis durante o período de escassez de chuvas, a exemplo de carros-pipas, cisternas e canais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário