quinta-feira, 11 de julho de 2013

Resumo do Romance Memórias de um Sargento de Milícias

Aluno: Manuel Rios de Oliveira Neto
Serie: 2°         Turma: IV        Turno:Matutino


                  Resumo do Livro Memórias de um Sargento de Milícias.

Este livro fala sobre a história de um menino que se chama Leonardo conhecido como Leonardinho .O pequeno Leonardo é uma criança intratável, que parece prever as dificuldades que irá enfrentar, e não são poucas como: abandonado pela mãe, que foge para Portugal com um capitão de navio, é também abandonado pelo pai, mas encontra no padrinho uma proteção, ele e proprietário de uma barbearia.
Enquanto o pequeno Leonardo apronta as suas travessuras pela vizinhança, seu pai, Leonardo Pataca, se envolve amorosamente com a Cigana, mas essa o abandona logo. Ele, então, recorre à feitiçaria que era proibido naquela época para tentar trazê-la de volta. Porém, no meio da cerimônia o major Vidigal e seus homens invadem a casa do feiticeiro, açoitam os praticantes e levam Leonardo Pataca preso. Ele pede socorro à Comadre, que pede ajuda a um Tenente-Coronel que se considerava em dívida com a família de Pataca, e ele o  solto.
Já o padrinho que cuidava do menino Leonardo havia aprendido o ofício de barbeiro com o homem que o criara. Foi para a África como médico em um navio negreiro e, durante a volta, o capitão em seu leito de morte lhe confiou um baú de dinheiro para que o entregasse a sua filha. Ele, porém, ficou com o dinheiro, após isso aparenta ter se tornado um homem de bem e cria o Leonardo como se fosse um filho, e sonhava que ele se tornaria um padre mas Leonardo não tinha a mínima vocação para atender o pedido de seu padrinho .
Enquanto isso, novamente traído pela Cigana, Leonardo Pataca junta-se com a filha da Compadre e têm um filho juntos. Pouco depois o Compadre morre e Leonardo vai morar junto com o seu pai. Porém, ele e sua madrasta não conseguem se dão bem e após muitas brigas, ele foge de casa. Afastado de todos, Leonardo conhece um grupo que estava fazendo piquenique e reconhece dentre eles um amigo seu de infância.
Obrigado pela polícia, Leonardo começa a servir ao exército. Depois de um tempo, Vidigal o coloca no batalhão de granadeiros para combater os malandros do Rio. Porém, ao contrário do que ele pensava, Leonardo continua aprontando dentro do próprio batalhão de polícia. Na última delas, Vidigal planejava prender um homem que fazia imitações suas para animar festas. Mas Leonardo acaba se divertindo com as graças do imitador e o avisa das intenções de Vidigal. Quando o major descobre a traição de Leonardo, prende o moço sob juramento de algumas chibatadas.

A Comadre fica sabendo disso e vai pedir ajuda à D. Maria e à Maria Regalada, antiga amante de Vidigal. Elas vão até a casa do major, que as recebe com roupa civil da cintura para baixo e farda da cintura para cima. Não conseguindo resistir aos pedidos das três mulheres, Vidigal perdoa Leonardo e ainda promete promove-lo à sargento do exército ai ele se torna o Sargento de Milícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário