segunda-feira, 1 de julho de 2013

A seca no Nordeste

Karoline de Souza Leal
Turno: vespertino
Turma: F
Serie: 2º


    Além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. E para desespero da população, a água e os investimentos nunca chegam à região Nordeste de forma efetiva, ou seja, faltam medidas mais enérgicas para que isso ocorra de forma rápida e eficaz. Com a falta de água, torna-se difícil o  desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.
       As principais causas da seca são naturais. A região está localizada em uma área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe poucas massas de ar úmidas, ficando muito tempo no Sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações pluviométricas chuva. O desmatamento nesta região também contribui para o aumento da temperatura.
   Como resultado, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão do Nordeste. Muitas vezes as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes contaminada, correndo sérios riscos de doenças. O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando um êxodo rural.
     Em suma, para que ocorra uma diminuição no impacto da seca Nordestina, o governo deve adotar algumas ações como: construções de açudes, cisternas, barragens, investimento em infraestrutura na região e sistemas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura.
Dessa forma, eliminará o grande impacto da seca sobre a sofrida população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário