domingo, 14 de julho de 2013

Geovanne Almeida araújo 2ªG


A Seca no Nordeste

 

Trata-se de um fenômeno natural, caracterizado pelo atraso na precipitação de chuvas ou a sua distribuição irregular, que acaba prejudicando o crescimento ou desenvolvimento das plantações agrícolas.

         De acordo com os registros históricos o fenômeno acontece com intervalos de 10 anos e dura de 1 a 5 anos se manifestando de diversas intensidades dependendo do índice de precipitações pluviométricas quando a uma deficiência na quantidade de chuvas no ano inferior ao mínimo do que necessitam as plantações, a seca é absoluta.

Essas variações climáticas prejudicam o crescimento das plantações e acabam provocando um sério problema social, uma vez que expressivo contingente de pessoas que habita a região vive, verdadeiramente, em situação de extrema pobreza.

A seca é o resultado da interação de vários fatores, alguns externos à região (como o processo de circulação dos ventos e as correntes marinhas, que se relacionam com o movimento atmosférico, impedindo a formação de chuvas em determinados locais), e de outros internos (como a vegetação pouco robusta, a topografia e a alta refletividade do solo). Apesar de ter uma grande contribuição natural o homem também tem sua parcela de culpa à destruição da vegetação natural por queimadas aumenta o território do clima semiárido para ares onde antes ela não existia

As consequências mais evidentes das grades secas como está ocorrendo atualmente são fome, desnutrição, miséria e o êxodo rural.

A seca que está atingindo o nordeste é uma das piores já registradas milhares de pessoas do sertão nordestino que perderam lavouras e centenas de cabeças de gado

O governo ao longo do tempo que foram registradas as secas foram tomadas precauções para ajudar a população construindo açudes e represas e sempre mandando caminhões pipa para os mais necessitados, mas apesar de todos os esforços para ameniza-la ela continua castigando o sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário