quinta-feira, 27 de junho de 2013

Texto dissertativo-argumentativo sobre : "A seca do Nordeste"

Texto dissertativo-argumentativo sobre : 

"A seca do Nordeste"



A má distribuição de chuvas é um problema que vem afetando o Nordeste, é uma questão antiga e ainda assim os governantes não resolvem a situação de pessoas e animais que sofrem com a sede e a fome. Uma grande seca no Nordeste matou 500 mil pessoas no ano de 1877. Nesse período, os nossos governantes prometeram amenizar o problema da seca gastando  o que fosse necessário para amenizar a situação, mas nada foi feito. E a continuidade das consequências da seca   problemática veio novamente a tona nesses últimos dois anos, causada pelo baixo e irregular índice pluviométrico onde ocorreu uma piora nesse ano de 2013.

Como não há água, a produção de alimentos acaba sendo prejudicada. Visto que não têm ocorrido ações do governo suficiente para resolução ou digamos a amenização dos prolemas causado pela seca no Nordeste a unica solução  das pessoas têm sido racionar alimento e água ou migrar para outras regiões o (êxodo rural).

Portanto, como não é possível mudar as características climáticas do ecossistema semiárido, a população deve aprender a conviver com o aspecto regional. Mas, faz-se necessário que o governo além de subsidiar essas famílias no período de seca, crie e insira políticas públicas suficientes para ajudá-las, como cisternas, carros-pipa , canais e barragens.

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceara , Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. 

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. 

Aluna: Monalyza Keyla Ramos de Souza
Série: 3º  Turma: A  Turno: Vespertino Aluna: MonalyAAAa       za Keyla Ramos de Souza
SériAAAe: 3º  Turma: A  Turno: Vespertino



Nenhum comentário:

Postar um comentário