segunda-feira, 3 de junho de 2013

Queridos alunos, gostaria que vocês postassem as atividades solicitadas a seguir :

1. Produção textual dos resumos dos romances: Senhora, Memórias de um Sargento de Milícias e Iracema e seus comentários.
2. Produção textual - texto dissertativo-argumentativo sobre " A seca do Nordeste.
3. Postar os vídeos, as fotografias e as poesias sobre o feirante feirense produzidos por vocês.

41 comentários:

  1. Qual a validade? Pois recebi hoje (08) o seu e-mail.

    ResponderExcluir
  2. Ana Paula Cerqueira de Souza
    2°F
    Romance do livro "Senhora"

    O romance de certa forma trata do casamento burguês, do interesse ao dinheiro e um lado meio esquizofrenico que vai pendurando até o fim da trama.
    Aurélia a protagonista, é uma jovem que se encontra entre o amor e o ódio, desejo e despreso ao homem que ama. Com o rompimento do noivo Fernando Seixas, ela sofre esquizofrenia.
    O conflito entre os protagonistas gera momentos de grande emoção e sofrimento. É desse embate entre o desejo de vingança e o desejo de amar em plenitude que nasce a ação psíquica que se transforma em enredo. Se a temática e o psiquismo da obra representam antecipações realistas, ambos fortemente consolidados pela evidente critica de uma sociedade que valoriza mais a aparência e o dinheiro que os sentimentos humanos, a idealização das personagens reflete o universo romântico presente na obra. O desenlace configura, por si só, a vitória do Romantismo em Alencar sobre a possibilidade realista.
    Personagens
    As personagens são bem construídas e já apresentam personalidades fortes. São capazes de atitudes inesperadas, por isso não é um simples romance social.
    Fernando Seixas: Jovem estudante de Direito, bem vestido e apreciador da vida em sociedade. A falta de dinheiro o leva a acreditar que a única maneira de evitar a ruína é casando-se com um bom dote. Envolvido pelo amor de Aurélia, chega a pensar em abandonar os hábitos caros, mas acaba percebendo que não consegue viver longe da sociedade. Depois do casamento por interesse, é humilhado, arrepende-se e consegue resgatar o dinheiro que recebeu a Aurélia.
    Aurélia Camargo: Moça pobre. Aurélia é decente e apaixonada por Fernando Seixas. A decepção amorosa transforma-a numa mulher vingativa e fria, mas que não consegue disfarçar seu verdadeiro sentimento por Seixas. Seu comportamento é típico de uma esquizofrênica, já que se vê dividida entre sentimentos contraditórios até o final do romance. O amor parece ser sua salvação, redimindo-a de perder o homem que ama por causa de seu orgulho.
    Dona Emília: Viúva, mãe de Aurélia. Mulher honesta e séria, que amargou imenso sofrimento por causa de seu amor por Pedro Camargo.
    Pedro Camargo: Pai de Aurélia, filho natural de um rico fazendeiro do interior de São Paulo, de quem nutria grande medo. Morre à mingua por não conseguir confessar seu casamento contra a vontade do pai.
    Lourenço Camargo: Avô de Aurélia. Pai de Pedro. Homem duro e que veio do campo, mas que procura ser justo depois que descobre a existência do casamento do filho.
    D. Firmina: Parente distante de Aurélia e que lhe serve de companhia quando fica rica.
    Lemos: Tio de Aurélia. Velho,baixo, não muito gordo, mas rolho e com formato de um corpo de um vaso. Era saltitante com aparência de rapaz de rapaz, e casava perfeitamente com seus olhinhos rápidos e espertos. Foi escolhido por Aurélia como tutor porque a moça podia dominá-lo facilmente.


    Comentário:
    _ “A senhora”ao meu ver, esse romance trata de como a sociedade em que por dinheiro se pode trocar um amor por conforto e bem estar que o dinheiro pode trazer, utilizando um meio que é o casamento por interesse. E o lado da protagonista é o do sofrimento por conta disso que a leva a um certo ponto de loucura. Hoje em dia podemo ver algo um pouco parecido com isso, mas de uma forma diferente.

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Cerqueira de Souza
    2°F

    Resumo "Iracema"

    A obra conta a história de amor vivida por Martin, um português, e Iracema uma índia tabajara. Eles apaixonaram-se quase que à primeira vista. Devido a diferença etnica, por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão mais forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabjaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Mertim amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
    Além disso, a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visistas regulares aos dois.
    Conta que Araquém, pai de Iracema, está muito velho e mal de saúde, devido à fuga de Iracema. Justo no período que Martim não está na aldeia, Iracema dá luz ao filho, ao qual dá o nome de Moacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar o filho à Martim. Iracema é enterrada ao pé de um coqueiro, na borda de um rio, o qual mais tarde seria batizzado de Ceará, e que daria também nome à região banhada por este rio. Ao meio desta bela história de amor, estão os conflitos tribais, intensificados pela intervenção dos brancos, peocupados apenas em conquistar mais territórios e dominar os indígenas.
    Comentário:
    _Obra indianista de José de Alencar “Iracema”, fala sobre amor “impossível”, onde há diferenças étnicas entre uma índia e um homem branco. Acho lindo um romance que mesmo com suas dificuldades consegue se concretizar.

    ResponderExcluir
  4. Rebeca Williane Pinto Silva
    2ºH

    Resumo do romance "Senhora"

    Este romance Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixonou-se por Fernando Seixas, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral.
    Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende na escala social. Ainda ressentida com o antigo namorado, resolve vingar-se dele. Sabendo que Fernando, ainda solteiro, andava em dificuldades financeiras, resolve comprá-lo para marido. Na época, o Segundo Reinado, vigora o regime de casamento dotal, em que o pai da noiva (ou, no caso, ela mesma) deveria dar um dote ao futuro marido.
    Assim, através de um procurador, Fernando recebe uma proposta de casamento e a aceita sem saber exatamente com quem se casará - interessa-lhe apenas o dinheiro, cem contos de réis, que vai receber por isso. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela.
    A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormirão em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
    Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amá-lo, é vencida pelo amor. Ao receber o dinheiro, entrega-lhe a chave de seu quarto e o casamento se estabelece, afinal.

    Comentário:
    - O romance "Senhora", para mim exemplifica uma das diversas maneiras que as pessoas tem usado para se obter dinheiro fácil. Neste texto a maneira usada pelo protagonista é o casamento, desvalorizando todo o seu verdadeiro significado e valores por meros cem contos de réus e deixando sua amada só porque ela era pobre.
    Mas que felizmente no final se arrepende dos seus erros provando o seu amor por ela e se reconciliando com a mesma, vencendo a sua ambição e seu orgulho.

    ResponderExcluir
  5. Thalita Gabriele Ferreira Santos
    Serie: 2º Turma: I

    Resumo do livro senhora

    Senhora é um romance caracterizado como um Romance urbano, pois se ambienta na época do autor (José M. de Alencar) e retrata os costumes da sociedade carioca do segundo reinado.
    Na obra existe uma história de amor complicada e complexa entre Fernando Seixas e Aurélia Camargo. Sendo o tema principal deste romance o casamento por interesse, onde Fernando Seixas, um rapaz pobre, mas ambicioso para subir na escala social. É namorado de Aurélia Camargo e a abandona para casar-se com Adelaide Amaral, por um dote de 30 contos de réis. Por ironia do destino Aurélia Camargo recebe uma herança de seu avô e resolve vingar-se de Fernando Seixas. Ela compra-o por um bom dote, sem identificar-se. Fernando Seixas descobre na noite de núpcias que sua noiva é Aurélia e é humilhado por ela. Depois de um árduo trabalho consegue juntar dinheiro e paga a Aurélia o dote que ela avia lhe dado no dia do seu noivado. No momento em que Seixas vai se despedir de Aurélia, já separados, Aurélia o perdoa e confessa que o ama de verdade, e suplica pelo o amor dele. Aurélia consegue provar esse amor, e conquista Seixas, mesmo ele achando que a riqueza dela havia destruído o amor dos dois. No final do romance reconciliam-se.

    Comentário:
    Narrado em terceira pessoa, o romance Senhora tem na observação de detalhes exteriores, uma de suas fortes características. Obra madura, apresentado um autor crítico não só da sociedade como também da própria escola literária vigente: o Romantismo. Em muitos momentos da obra aparecem características que chegam perto das tendências realista e naturalista. É o caso da visão crítica que Aurélia (protagonista) e Seixas demonstram sobre si próprios e o jogo social de personagens de mau-caráter sem que necessariamente tenham de ser punidos. O romance se divide em quatro partes intituladas: O Preço, Quitação, Posse e O Resgate, títulos que já dizem sobre a problemática da contradição entre o dinheiro e o amor desenvolvida no enredo, na medida em que constituem palavras relacionadas às fases de uma transação comercial. O enredo deste romance mostra claramente a mistura de elementos romanescos e da realidade.

    ResponderExcluir
  6. Thalita Gabriele Ferreira Santos
    Serie: 2º Turma: I

    Resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias

    O livro conta a história do jovem Leonardo, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por conta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus progenitores. Sendo uma peste tanto criança quanto mais velho. No começo indicado para ser clérigo, sua rejeição a Igreja lhe leva a vadiar. Na companhia do padrinho na casa de D. Maria conhece Luisinha, por quem se apaixona. Luisinha, no entanto se casa com um espertalhão de nome José Manoel. Quando o padrinho morre ele volta a morar com o pai, mas por pouco tempo porque este o expulsa de casa por causa de seus desentendimentos com a madrasta.
    Vai morar na casa de um amigo dos tempos que era sacristão (o tio queria lhe preparar para a vida clerical) e conhece Vidinha, por quem se apaixona. Após muitas intrigas feitas pelos pretendentes de Vidinha, sai desta casa também e é nomeado pelo major Vidigal, figura policial constante na obra, soldado. Não param por aí suas diabruras e ofensas e sabotagens com o major lhe garantem a cadeia.
    A madrinha e a tia de Luisinha intercedem em seu favor e este não é só liberto, mas promovido a sargento. Logo após isto morre José Manoel e reata o namoro com Luisinha. Transferido para as Milícias, casa-se com ela.

    Comentário:

    A obra toda é um verdadeiro marco para a transição para o Realismo: os personagens não são idealizados, o amor não é supervalorizado e idealizado (e muito menos são as volúveis mulheres), e possuem traços que anunciam a literatura modernista exemplos: primeiro o herói está longe de perfeito, Segundo, pelo tipo especial de nacionalismo que a caracteriza ao documentar traços específicos da sociedade brasileira do tempo do rei D. João VI, com seus costumes, os comportamentos e os tipos sociais de um estrato médio da sociedade, até então ignorado pela literatura. Terceiro, pelo tom de crônica que dá leveza e aproxima da fala sua linguagem direta, coloquial, irônica e próxima do estilo jornalístico.

    ResponderExcluir
  7. Thalita Gabriele Ferreira Santos
    Serie: 2º Turma: I

    Resumo do livro Iracema

    O guerreiro branco Martim Soares Moreno, amigo dos índios pitiguaras, perde-se nas matas do litoral brasileiro. Nesse cenário é encontrado por Iracema, filha do pajé Araquém, da tribo interiorana dos tabajaras. A virgem leva o jovem branco para sua tribo, onde é recebido como hóspede, mas ao descobrir o combate aos pitiguaras, Martim tenta fugir, mas é impedido por Iracema, sob a proposta de guiá-lo pelas matas com a ajuda do irmão Caubi. Nasce aí o afeto entre as personagens, que logo se transforma em paixão. A situação se complica, quando Irapuã, que também é apaixonado pela índia, tenta matar o branco.
    Após uma noite de amor, a qual Martim imaginava ter acontecido apenas em sonho, ele foge, levando Iracema, após revelar a verdade sobre a relação. Os dois partem ao encontro de Poti, chefe dos pitiguaras, que considerava o português um irmão. Foram seguidos por Irapuã e os tabajaras, o que resultou no conflito entre as duas tribos. Martim sofre de banzo, mas não pode levar a esposa para a terra natal. Com o nome indígena de Coatiabo, o guerreiro branco enfrenta combates, enquanto Iracema está grávida. De saudade do amado, a índia definha de tristeza. Ao voltar de uma batalha, Martim a encontra com seu filho, chamado de Moacir, "o filho do sofrimento". Debilitada, entrega a criança e pede para que seja enterrada aos pés de um coqueiro, local que passou a se chamar Ceará. Com o filho, Martim volta para Portugal, mas anos depois retorna ao Brasil para ajudar na catequização da fé cristã. Saudoso, ele costumava ir ao local onde Iracema estava enterrada.

    Comentário:

    A obra mostra relação entre Martim e Iracema que significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura europeia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.

    ResponderExcluir
  8. Thalita Gabriele Ferreira Santos
    Serie: 2º Turma: I
    A seca no Nordeste

    A má distribuição de chuvas é um problema que afeta muitos países do mundo, inclusive o Brasil. No Nordeste, é uma questão antiga e ainda assim os governantes não resolvem a situação de pessoas e animais que sofrem com a sede e a fome.
    Em 1877, uma grande seca no Nordeste matou 500 mil pessoas. Nessa época, D. Pedro II prometeu gastar o que fosse necessário para minorar a situação, mas nada foi feito. Ainda assim, mesmo depois de 31 presidentes, a problemática das famílias que sofrem com o baixo e irregular índice pluviométrico não foi resolvida.
    Como não há água, a produção de alimentos acaba sendo prejudicada. Isso porque não têm ocorrido ações do Governo que resolvam definitivamente essa situação. Assim sendo, as pessoas têm que racionar alimento ou migrar para outras regiões.
    Portanto, como não é possível mudar as características climáticas do ecossistema semiárido, do qual se deve ter orgulho de sua biodiversidade, a população deve aprender a conviver com o aspecto regional. Mas, faz-se necessário que o Governo além de subsidiar essas famílias no período de seca, crie e insira políticas públicas suficientes para ajudá-las, a exemplos de cisternas, carros-pipa e canais.

    ResponderExcluir
  9. Philipe da Silva Bonfim
    Série: 2º Turma: I

    Resumo do livro: "Senhora", de José de Alencar.


    A obra de José de Alencar, relata a dramática história de amor entre Fernando Seixas e Aurélia Camargo. Fernando, era um pobre rapaz, que trabalhava como jornalista, vivia na pobreza, mas não abria mão do outro lado da sua vida, com o qual gastava todo o seu dinheiro, que era com as festas da sociedade. Aurélia também era uma pobre moça, mas que subiu na vida após herdar a fortuna do seu avô fazendeiro. Era uma bela moça, Aurélia e Fernando iriam se casar, mas esse casamento não ocorreu porque Fernando sabia que era pobre, e sabia que não era o homem certo para Aurélia, apesar de amá-la. Esse relacionamento se desfez quando o pai de Adelaide de Amaral oferece um dote para que ele se casasse com sua filha, e ele aceita. Algum tempo depois de receber a herança, Aurélia decide que quer se casar, e resolve comprar um.
    O escolhido no entanto, era Fernando, que aceitou submeter-se ao casamento mesmo sem saber quem era a noiva, pois tinha necessidade do dote. Logo após o casamento, Aurélia deixa bem claro que Fernando era um marido comprado, e que o que estava se passando era um casamento de conveniência. Apesar dos dois, de certa forma, amarem-se, nenhum dos dois demonstrava. O casamento foi marcado por desânimo total e seca. Fernando, muitas vezes sentiu-se humilhado por Aurélia. Onze meses após o casamento, Fernando consegue o dinheiro de que precisava para desfazer o casamento, e isso que ele faz. No momento em que ele vai se despedir de Aurélia, já separados, ela confessa que o ama de verdade, e suplica pelo o amor dele. Aurélia consegue provar esse amor, e conquista ele, mesmo ele achando que a riqueza dela havia destruído o amor dos dois.

    COMENTÁRIO: "Essa obra, me mostrou, o quanto as pessoas podem ser capazes de não lutar pelo amor que deseja, e deixando capaz de ser feliz, achando que o amor não traz felicidade, sendo o que se importa no contexto é o dinheiro, e por causa das condições financeiras, acham que um podem ser melhor que o outro. Mas, na verdade, o que importa é o amor, pois dinheiro nenhum na vida traz felicidade, e nem preenche vazios que há dentro de si, ou seja, que para ser feliz você deve lutar por aquilo que deseja, dinheiro nenhum traz bem maior quanto o amor que pode ser a maior cura que existe."

    ResponderExcluir
  10. Philipe da Silva Bonfim
    Série: 2º Turma: I

    Resumo do livro: "Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida.


    A obra do autor Manuel Antônio de Almeida, conta a história de um jovem chamado Leonardo, filho de pais separados, sendo então criado pelo seu padrinho, cuja profissão barbeiro, era travesso tanto criança quanto mais velho. No começo indicado para ser clérigo, onde sua rejeição à igreja levou-o a vadiar. Na companhia do padrinho na casa de Dona Maria conhece Luisinha, onde se apaixonou. Luisinha no entanto se casa com um esperto, chamado José Manoel. Quando o padrinho morre ele volta a morar com o pai, mas por pouco tempo porque o expulsa de casa por causa de seus desentendimentos com a madrasta.
    Então, ele foi morar na casa de um amigo, conhecendo Vidinha, onde se apaixonou. Depois de muitas intrigas feitas pelos pretendentes de Vidinha, sai da casa, onde também e é nomeado pelo major Vidigal, figura policial constante na obra, soldado. Não param por aí suas rebeldias e ofensas e sabotagens com o major, levando-o a cadeia.
    A madrinha e a tia de Luisinha intercedem em seu favor, onde não é só liberto, mas também promovido a sargento. Depois desse acontecimento, morre José Manoel e reata o namoro com Luisinha. Casando-se com ela, indo à Milícias.

    COMENTÁRIO: "Sendo Leonardo um anti-herói, na obra Memórias de um Sargento de Milícias, fala sobre seus esforços para sair das adversidades de sua condição social e, ao mesmo tempo, se aproveitar ao máximo dos intervalos de sorte que tem na vida. Uma obra em que o amor não é valorizado, e muito menos enxergado, em que Leonardo esta longe de ser perfeito, estando cheio de virtudes e defeitos."

    ResponderExcluir
  11. Philipe da Silva Bonfim
    Série: 2º Turma: I

    Resumo do livro: "Iracema", de José de Alencar.


    Essa obra, é uma história de uma índia que vivia muito longe da civilização. Ela era filha do chefe da tribo. Em um certo dia ela estava no meio da mata e apareceu homens brancos, que estavam perdidos e precisavam de ajuda, Iracema levou esse homens até a tribo, que os recebeu e hospedou por um certo tempo. Iracema se apaixonou por um deles, chamado Martim. Eles se encontravam escondidos no meio da mata. Iracema era conhecida pela tribo como a virgem dos lábios de mel, e se algum homem à tocasse, ela seria amaldiçoada e expulsa da tribo. Mesmo sabendo que seria amaldiçoada pelos deuses que protegiam a tribo, ela decidiu fugir com o amado para longe. Quando seu irmão mais velho notou a ausência de Iracema, ele e mais homens da tribo foram atrás dela. Encontram-os perto da praia onde lutam e Iracema, desesperada mata o irmão para defender seu amado. Eles constroem uma cabana perto de um rio distante e vivem ali felizes. Depois de um certo tempo o amor dele vai se desgastando e não tem mais vontade de ficar junto da Índia. Iracema engravida e ele vai para uma viagem longa, deixando-a sozinha na pobre casa. A índia morre aos poucos por dentro pela falta do marido que não deu mais notícias. Quando ela dá a luz ao filho, morre. Poucas horas depois o marido chega a vê morta, mas a criança ainda está viva. Ele passa o resto da vida se lamentando por ter deixado Iracema sozinha.

    COMENTÁRIO: "Essa história, foi comovente. Em que representa o amor, de culturas totalmente diferentes, entre uma índia e um branco colonizador. Tendo como lição, que para o amor, não precisa ter medo, muito menos preconceito de raça, ou o que for, por ser negro ou branco, o que importa realmente é o que se sente. Em que eles abandonam família, cultura, povo, crenças, para viver e construir uma relação prazerosa, em que essa relação foi se desgastando de acordo com os acontecimentos que estavam ocorrendo, em que ambos percebem a falta de suas culturas, sentindo saudades de seus familiares, tornando o ocorrido um desgaste."

    ResponderExcluir
  12. Philipe da Silva Bonfim
    Série: 2º Turma: I

    Texto dissertativo-argumentativo sobre " A seca do Nordeste".


    Muitos podem pensar que a região Nordeste é totalmente afetada com a seca, mas não é bem assim. As mais afetadas são as áreas do estado: de Alagoas, da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As principais causas da seca, é que a região nordestina está localizada na área em que dificilmente ocorrem chuvas durante o ano. As características da região nordestina, tem como o solo seco e rachado, baixa umidade, a catinga onde a vegetação apresenta arbustos com galhos retorcidos e poucas folhas, sendo um clima semi-árido. A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais, sendo assim, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes essa água acaba sendo suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças. Podemos ter também ações para diminuir o impacto da seca, como construir cisternas, açudes e barragens, distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem em situações de emergência e incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação. As regiões nordestinas ficam na dependência de ações públicas assistencialistas que nem sempre funcionam e, mesmo quando funcionam, não gera condições para um desenvolvimento sustentável da região.

    ResponderExcluir
  13. Philipe da Silva Bonfim
    Série: 2º Turma: I


    Poesia sobre o feirante feirense.


    "Quem vai querer, quem vai querer
    Do feirante feirense, frutinhas fresquinhas
    Quem vai querer, quem vai querer

    Frutinhas fresquinhas que veio do pomar
    E que vieram também do mar
    Que vai te deixar com água na boca
    Fazendo você se apaixonar

    Venham comprar, venham comprar
    Garanto à vocês que vão se apaixonar
    Deixando com água na boca
    Fazendo você se arrepiar
    Quem vai querer, quem vai querer"

    FOTOS do feirante feirense:

    *OBS: "As fotos do feirante feirense, aqui estará o link, aí é só abrir em uma nova aba":

    http://photo3.ask.fm/150/287/688/1650003001-1qe8552-kr6gi15d00f48e5/original/QUIABO1.jpg


    http://photo3.ask.fm/372/373/874/910003013-1qe865a-itoniesjc0qkacf/original/Amangapossuiboaquantidadedeummineraltilaoequilbriodoslquidosnocorpoopotssio.jpg


    http://photo1.ask.fm/634/055/337/910003032-1qe868e-jm6oamk870g7pcf/original/102_8449.jpg

    ResponderExcluir
  14. Philipe da Silva Bonfim
    Série: 2º Turma: I

    Texto sobre os protestos que estão ocorrendo em todo o nosso país.

    Os protestos que moveu as ruas da maioria das cidades brasileiras tiveram como estopim o aumento de tarifas do transporte público, tendo como objetivo abordar os problemas que afetam a população, abordando temas que muitas vezes escapam e até mesmo deixados em um certo tempo de lado, mas aos poucos as bandeiras e cartazes foram mudando, exibindo causas mais urgentes e próximas aos manifestantes e trazendo uma enorme reivindicação. As pessoas que moram em favelas, no Rio de Janeiro, protestaram contra as remoções forçadas provocadas por obras da Copa do Mundo ou contra supostos abusos cometidos por policiais. Já em Belo Horizonte, onde as passagens chegam a preços considerados extremos, as pessoas protestaram não apenas por melhorias no sistema de transporte, mas também por melhores serviços de educação e saúde. A atuação dos policiais, a forma como eles agiram na manifestação, foi de alta brutalidade. Mas, antes tarde do que nunca, precisamos lutar pelos nossos direitos.

    ResponderExcluir
  15. Rodrigo wlisses pereira
    Série: 2º Turma: I



    Resumo do livro :Senhora, de José de Alencar.

    A obra relata a dramática história de amor entre Seixas e Aurélia. Seixas era um pobre mancebo, que trabalhava como jornalista, vivia na pobreza, mas não abria mão do outro lado da sua vida, com o qual gastava todo o seu ordenado: as festas da sociedade. Aurélia também era uma pobre moça, mas que subira na vida após herdar a fortuna de seu avô fazendeiro: Era uma moça belíssima. Aurélia e Seixas iam se casar, mas esse casamento não ocorreu porque Seixas sabia que era pobre, e sabia que não era o homem certo para Aurélia, apesar de amá-la. Esse relacionamento se desfez quando o pai de Adelaide de Amaral ofererece um dote para que ele se casasse com sua filha, e ele aceita. Algum tempo depois de receber a herança, Aurélia decide que quer se casar, e resolve "comprar" um. O escolhido, no entanto, era Seixas, que aceitara submeter-se ao casamento, mesmo sem saber quem era a noiva, pois tinha necessidade do dote. Logo após o casamento, Aurélia deixa bem claro que Seixas era um marido comprado, e que o que estava se passando era um casamento de conveniência. Apesar dos dois, de certa forma, amarem-se, nenhum dois dois demonstrava. O casamento foi marcado por rotina e seca. Seixas, muitas vezes sentiu-se humilhado por Aurélia. Onze meses após o casamento, Seixas consegue o dinheiro de que precisava para desfazer o casamento, e isso que ele faz. No momento em que Seixas vai se despedir de Aurélia, já separados, Aurélia confessa que o ama de verdade, e suplica pelo o amor dele. Aurélia consegue provar esse amor, e conquista Seixas, mesmo ele achando que a riqueza dela havia destruído o amor que avia, entre os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMENTÁRIO: Este livro, como os dois que o precederam, não são da própria lavra do escritor, a quem geralmente os atribuem.

      A história é verdadeira; e a narração vem de pessoa que recebeu diretamente, e em circunstâncias que ignoro, a confidência dos principais atores deste drama curioso.
      É uma história muito obstringente em relação ao dinheiro
      ele interfere muito na relação dos dois onde a uma farsa dela mais qui no final acabem juntos.
      Há efetivamente um heroísmo de virtude na altivez dessa mulher, que resiste a todas as seduções, aos impulsos da própria paixão, como ao arrebatamento dos sentidos.

      Excluir
  16. Rodrigo wlisses pereira
    Série: 2º Turma: I

    Resumo do livro :Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida.

    O livro conta a história do jovem Leonardo, filho de pais separados que é criado pelo padrinho barbeiro, sendo uma peste tanto criança quanto mais velho. No começo indicado para ser clérigo, sua rejeição a Igreja lhe leva a vadiar. Na companhia do padrinho na casa de Dela. Maria conhece Luisinha, por quem se apaixona. Luisinha no entanto se casa com um espertalhão de nome José Manoel. Quando o padrinho morre ele volta a morar com o pai, mas por pouco tempo porque este o expulsa de casa por causa de seus desentendimentos com a madrasta.

    Vai morar na casa de um amigo dos tempos que era sacristão (o tio queria lhe preparar para a vida clerical) e conhece Vidinha, por quem se apaixona. Após muitas intrigas feitas pelos pretendentes de Vidinha, sai desta casa também e é nomeado pelo major Vidigal, figura policial constante na obra, soldado. Não param por aí suas diabruras e ofensas e sabotagens com o major lhe garantem a cadeia.

    A madrinha e a tia de Luisinha intercedem em seu favor e este não é só liberto, mas promovido a sargento. Logo após isto morre José Manoel e reata o namoro com Luisinha. Transferido para as Milícias, casa-se com ela. A obra toda é um verdadeiro marco para a transição para o Realismo: os personagens não são idealizados, o amor não é supervalorizado e idealizado (e muito menos são as volúveis mulheres), o herói está longe de perfeito existe uma certa comicidade incomum nos romances da época.

    COMENTÁRIO:

    Apresenta-se a vida suburbana do Rio de Janeiro, os subúrbios cariocas constituem o espaço estilizado, em contraste com a vida da corte, que normalmente surge em obras do Romantismo.

    A linguagem é popularesca, coloquial, mais de acordo com pessoas de nível cultural inferior, pertencente a camadas sociais simples.

    Contraste entre posturas moralizantes e atitudes que vão contra os preceitos morais.

    Retrata o grupo dos portugueses que povoam o Rio de Janeiro da época, com seus costumes e peculiaridades.

    Traz, em sua essência, traços carnavalizados, como o contraste entre as propostas de seriedade e ordem e os momentos de completa desorganização. Enquadram-se, ainda, como componentes dos referidos traços, a forte presença do humor na obra. O caricatural, o que faz rir, a ironia, misturam-se em um conjunto que retrata o ridículo de diversas situações retratadas.

    Temos uma obra ainda romântica, porém com certo caráter picaresco, herança espanhola que traz à tona uma visão divertida de determinada época.

    ResponderExcluir
  17. Rodrigo wlisses pereira
    Série: 2º Turma: I


    Resumo do livro :Iracema de José de Alencar.

    A história conta sobre uma a proximidade amorosa entre Martin, um português, e Iracema uma índia tabajara. Eles apaixonaram-se quase que à primeira vista. Devido a diferença étnica, por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão mais forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabajaras e os pitiguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Martim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
    Além disso, a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubi, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visitas regulares aos dois.
    Conta que Araquém, pai de Iracema, está muito velho e mal de saúde, devido à fuga de Iracema. Justo no período que Martim não está na aldeia, Iracema dá luz ao filho, ao qual dá o nome de Moacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar o filho à Martim. Iracema é enterrada ao pé de um coqueiro, na borda de um rio, o qual mais tarde seria batizado de Ceará, e que daria também nome à região banhada por este rio. Ao meio desta bela história de amor, estão os conflitos tribais, intensificados pela intervenção dos brancos, preocupados apenas em conquistar mais territórios e dominar os indígenas.


    COMENTÁRIO:
    O livro Iracema relata uma grande história de amor onde Iracema se entrega totalmente ao seu grande amor, e assim acaba acontecendo a colonização.Gostei muito da obra literária de José de Alencar , retrata nossa origem e descreve a beleza do nosso Brasil através da virgem dos lábios de mel , e da natureza.

    ResponderExcluir
  18. Rodrigo wlisses pereira
    Série: 2º Turma: I

    Texto sobre a :Seca do nordeste.


    As secas no nordeste brasileiro são conhecidos, assim desde o século XVI.
    As chuvas no semi-árido nordestino normalmente ocorrem de dezembro a abril. Quando elas não chegam até março, é sinal de que haverá seca. Muitas vezes fica sem chover dois ou três anos; em casos excepcionais, a falta de chuvas pode durar até cinco anos, como aconteceu de 1979 a 1984.
    A seca se manifesta com intensidades diferentes. Quando há uma deficiência acentuada na quantidade de chuvas no ano, inferior ao mínimo do que necessitam as plantações, a seca é absoluta. Em outros casos, quando as chuvas são suficientes apenas para cobrir de folhas mas não permitem o desenvolvimento normal dos plantios agrícolas, dá-se a seca verde.
    Essas variações climáticas prejudicam o crescimento das plantações e acabam provocando um sério problema social, uma vez que expressivo contingente de pessoas que habita a região vive, verdadeiramente, em situação de extrema pobreza.
    A seca é o resultado da interação de vários fatores, alguns externos à região (como o processo de circulação dos ventos e as correntes marinhas, que se relacionam com o movimento atmosférico, impedindo a formação de chuvas em determinados locais), e de outros internos (como a vegetação pouco robusta, a topografia e a alta refletividade do solo).
    Muitas têm sido as causas apontadas, tais como o desflorestamento, temperatura da região, quantidade de chuvas, relevo topográfico e manchas solares. Ressalte-se, ainda, o fenômeno "El Niño", que consiste no aumento da temperatura das águas do Oceano Pacífico, ao largo do litoral do Peru e do Equador.
    A ação do homem também tem contribuído para agravar a questão, pois a constante destruição da vegetação natural por meio de queimadas acarreta a expansão do clima semi-árido para áreas onde anteriormente ele não existia.
    A seca é um fenômeno ecológico que se manifesta na redução da produção agropecuária, provoca uma crise social e se transforma em um problema político.
    As conseqüências mais evidentes das grandes secas são a fome, a desnutrição, a miséria e a migração para os centros urbanos (êxodo rural).
    Simultaneamente, existe a tão falada mas nunca erradicada “indústria da seca”. Trata-se de um conjunto de expedientes ou procedimentos de poderosos grupos nordestinos que se valem do fenômeno e sobretudo do mito da seca para colherem benefícios governamentais em proveito próprio.
    A questão da seca não se resume à falta de água. A rigor, não falta água no Nordeste. Faltam soluções para resolver a sua má distribuição e as dificuldades de seu aproveitamento.
    Nessas condições, não é de estranhar que o problema das secas não se resolva. Sua efetiva solução deitaria por terra os interesses mesquinhos de grupos poderosos, que conseguem vantagens com a pobreza e o sofrimento de milhares de nordestinos.
    A tragédia da seca encobre interesses escusos daqueles que têm influência política ou são economicamente poderosos, que procuram eternizar o problema e impedir que ações eficazes sejam adotadas.

    ResponderExcluir
  19. Rodrigo wlisses pereira
    Série: 2º Turma: I

    Poesia sobre o feirante feirense.

    A FEIRA E O FEIRANTE

    Coisa do povo, coisa Divina, é um encontro sensacional.
    Feira é a da nossa Esquina, que nos abastece sem igual.
    Haja garra e disposição, é só pros Guerreiros Caminhantes.
    A Mistura de Gente com Leão, no Imprescindível Feirante.

    A Feira é graça e magia, pois tem o entrosar mais infindo.
    Em muitos lugares todo dia, Feriados, Sábado e Domingo.
    Haja boa cabeça e bom coração, pra amabilidade constante.
    A Mistura de Gente com Leão, no Imprescindível Feirante.

    Cada Freguesa é Rainha, cada Freguês é um Companheiro.
    Quem não foi numa Feirinha, não é humano nem brasileiro.
    Entendimento e comunhão, com a sua Aura Apaixonante.
    A Mistura de Gente com Leão, no Imprescindível Feirante.
    Tem Tradição e Carinho, e tem muita História pra contar.
    Desde Madrugada bem cedinho, tão organizando o ofertar.
    Vende a vista e a prestação, comércio arrojado e inflamante.
    A Mistura de Gente com Leão, no Imprescindível Feirante.

    Algumas fotos :

    http://s2.glbimg.com/jBz06WottUoPpYsJibkW5zB67iM=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/05/09/feira5.jpg

    http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/agosto/imagens/Dia-do-Feirante-2.jpg

    http://www.midianews.com.br//storage/webdisco/2013/02/26/670x503/8fa4e80f17318bbf8ffa6184f69564ae.jpg

    Copi-o em uma nova aba.



    ResponderExcluir
  20. Rodrigo wlisses pereira
    Série: 2º Turma: I


    Texto sobre os protestos que ocorre em nosso pais.

    O Brasil está vivenciando atualmente um amplo colapso de sua infraestrutura. Há problemas com portos, aeroportos, transporte público, saúde e educação. O Brasil não é um país pobre e os impostos são extremamente altos. Os brasileiros não veem motivo para terem uma infraestrutura tão ruim quando há tanta riqueza e tantos impostos altos. Nas capitais estaduais as pessoas chegam a gastar 4 horas por dia no tráfego, seja em seus carros ou em transportes públicos lotados e de má qualidade. O governo brasileiro tomou medidas para controlar a inflação cortando taxas e ainda não se deu conta que o paradigma deve mudar para uma abordagem focada na infraestrutura do país. Ao mesmo tempo o governo brasileiro está reproduzindo em menor escala o que a Argentina fez anos atrás: evitando austeridade fiscal e prevenindo o aumento dos juros, o que está levando a uma alta inflação e baixo crescimento. Além do problema de infraestrutura, há vários escândalos de corrupção que permanecem sem julgamento, e os casos que são julgados tendem a terminar com a absolvição dos réus. O maior escândalo de corrupção na história brasileira finalmente terminou com a condenação dos réus e agora o governo está tentando reverter essa condenação ao usar manobras inacreditavelmente inconstitucionais, como a PEC 37, que vai tirar o poder investigativo dos promotores do ministério público, delegando a responsabilidade da investigação unicamente para a polícia federal. Além disso, outra proposta tenta sujeitar as decisões da Suprema Corte Brasileira ao Congresso – uma completa violação dos três poderes.

    Estas são, de fato, as revoltas dos brasileiros.

    Os protestos não são meramente isolados, não são movimentos da extrema esquerda, como algumas fontes da mídia brasileira afirmam. Não é uma rebelião adolescente. É o levante da parte mais intelectualizada da sociedade que quer por um fim a essas questões brasileiras. A jovem classe média que sempre esteve insatisfeita com o obscurecimento político agora “desperta”."

    ResponderExcluir
  21. Thalita Gabriele Ferreira Santos
    Serie: 2º Turma: I

    Poesias sobre o feirante feirense

    A vida de Feirante é muito corrida!
    Acorda cedo todo dia
    Acorda cedo pra atender a sua bela freguesia,
    Vende a vista, ou fiado, todo mundo paga!

    Tem verdura fresquinha e de boa qualidade,
    Cada freguês bem servido é mais uma amizade.
    O feirante da duro na feira e atende o imigrante.
    Volta pra casa feliz com suas frutinhas

    No outro dia volta cedo pra atender sua freguesia
    Vendo fruta bem fresquinha
    Essa é a vida do feirante todo dia!

    ResponderExcluir
  22. Thalita Gabriele Ferreira Santos
    Serie: 2º Turma: I

    Os protestos que estão ocorrendo em todo o nosso país

    O Brasil, sendo um país subdesenvolvido, encontra-se atualmente em ordem para poder chegar ao progresso, portanto, as cidades brasileiras fazem manifestações, em prol de melhorias no Brasil. Porque as injustiças sociais atingem o clímax e a indiferença dos governantes pelo povo só aumenta, fazendo assim o povo correr às ruas e às praças das cidades para apresentar o seu clamor, para exigir respeito, para que sejam cumpridas as promessas eleitoreiras que lhe foram feitas.
    Já não é mais possível dominar as pessoas, oprimindo-as e ameaçando-as com agressividade policial e da indiferença. Milhares de pessoas acordaram, a mídia acordou, o mundo abriu os olhos pra cá.
    É lamentável, porém, que pessoas inescrupulosas, arruaceiras, que vivem a soldo da anarquia e do desrespeito, aproveitem-se desses movimentos e os transformem em festival de destruição. Mas não são só bandidos, vândalos, escandalosos, e nem meros animais irracionais... São brasileiros que vivem para gritar nosso direito! Gritam pelo nosso Brasil! Porque eles acreditam que o país é daquele que trabalha todos os dias, daquele que rala, que faz o país acontecer, que acorda as 4 da manhã para chegar ao trabalho às 9 horas, recebendo um salário mínimo de 755 reais para sustentar uma família de 3 filhos, acompanhado de aluguel e taxas excessivas de água e luz! Não só de governantes.
    O país é feito daquele que estuda, muda, faz acontecer, move, pensa, acredita, e vive!
    Portanto, o brasileiro deve sim ir às ruas em busca de um Brasil melhor, em busca de soluções para a educação, para a saúde, para o transporte, para tombar os políticos corruptos e agora para se fizer o impeachment, a fim de que haja uma nova presidência, sendo mais digna e justa, pois o Brasil necessita de uma mudança drástica no poder para haver menos gastos econômicos.

    ResponderExcluir
  23. Ricardo Vinicius Menezes Da Cruz
    Série:2º Turma:I

    Texto sobre os protestos que ocorre em nosso pais.

    Considerando os últimos eventos ocorridos pelo nosso país, todos nós Brasileiros trabalhadores e chefes de famílias que somos, enxergamos a necessidade de tomar as rédeas da situação e guinar a mesma para uma direção que nos dê conforto e firmeza para as nossas necessidades.
    E o meio mais fácil, e de acesso de todos nós, é o famoso protesto em massa.
    Mas aí eu te pergunto, o meio como isto está acontecendo atualmente está correto?
    Depredar patrimônios históricos ou alheios não nos garantirá beneficio algum, apenas nos gerará a imagem de pessoas sem o mínimo de noção com relação à reivindicação dos nossos direitos por direito.
    Todos nós sabemos de nossas deficiências com relação a atual situação do nosso País , mas isso não nos dá o direito de destruir bens que abrigam a nossa própria história.
    Infelizmente, a real intenção dos atuais protestos estão sendo confundidas com as más atitudes de algumas pessoas que não estão envolvidas com este movimento, dando a entender que todos os manifestantes estão usando do mesmo artificio de vandalismo para reivindicar o que o movimento propõe.
    Segue abaixo algumas dicas para garantir um movimento consciente pelos direitos que nos são garantidos:
    - Geralmente os protestos ocorrem em vários lugares da cidade, onde as passeatas são inevitáveis. Vista-se de forma que se sinta confortável, use calçados que garantam um conforto para os pés considerando que andará e ficará de pé por um longo período.
    MANIFESTAÇÃO EM BRASILIA
    - Evite a ingestão de bebidas alcoólicas antes e durante as manifestações, leve água, suco, refrigerante e garanta a sua hidratação pelo período que estiver manifestando.
    - Evite de levar placas de protestos sustentadas por cabos de madeira ou similar, pois além de estar carregando peso desnecessário, você poderá causar algum acidente por uma eventual queda deste acessório sobre uma pessoa. Use faixas, cartazes de cartolina, ou até mesmo pintura na própria roupa, pois assim você reduzirá o peso a ser carregado e estará mandando o recado da mesma forma e com mais segurança.
    - Como os protestos geralmente interditam rodovias, ruas, avenidas entre outros pontos de acesso, você deve ter consciência que estes pontos de acessos também são utilizados pelos profissionais dos serviços de primeira prioridade, como por exemplo, ambulâncias, corpo de bombeiros entre outros. Ao identificar estes veículos, não obstrua ou impeça a sua passagem, pois pode ser você a estar precisando destes serviços.
    - Considerando que o pico das manifestações ocorre após o horário comercial (17:30) quando a maior parte dos manifestantes deixam o trabalho, é aconselhável que se verifique a real necessidade de utilização de seu veículo. Pois lembre-se que a cidade vai estar parada e lotada de gente impedindo a passagem de veículos em quase todas as principais ruas.
    - Não se misture às pessoas que estão fora da real intenção do protesto. Quebrar, depredar, roubar lojas, bancos, ou outros bens alheios assim como também nosso patrimônio, está longe de garantir a obtenção de nossos direitos.
    Seja racional e proteste com Inteligência, mande seu recado de forma consciente e garanta assim o melhor resultado para aquilo que está sendo reivindicado. Pois lembre-se que tudo aquilo que está sendo quebrado ou depredado, será consertado com o dinheiro que está em nosso bolso.

    ResponderExcluir
  24. Ricardo Vinicius Menezes Da Cruz
    Série:2º Turma:I

    Texto sobre a : Seca do nordeste.

    A má distribuição de chuvas é um problema que afeta muitos países do mundo, inclusive o Brasil. No Nordeste, é uma questão antiga e ainda assim os governantes não resolvem a situação de pessoas e animais que sofrem com a sede e a fome.

    Em 1877, uma grande seca no Nordeste matou 500 mil pessoas. Nessa época, D. Pedro II prometeu gastar o que fosse necessário para minorar a situação, mas nada foi feito. Ainda assim, mesmo depois de 31 presidentes, a problemática das famílias que sofrem com o baixo e irregular índice pluviométrico não foi resolvida.

    Como não há água, a produção de alimentos acaba sendo prejudicada. Visto que não têm ocorrido ações do governo que resolvam definitivamente essa situação, as pessoas têm que racionar alimento ou migrar para outras regiões.

    Portanto, como não é possível mudar as características climáticas do ecossistema semiárido, no qual se deve ter orgulho de sua biodiversidade, a população deve aprender a conviver com aspecto regional. Mas, faz-se necessário que o governo além de subsidiar essas famílias no período de seca, crie e insira políticas públicas suficientes para ajudá-las, como cisternas, carros-pipa e canais.

    ResponderExcluir
  25. Ricardo Vinicius Menezes Da Cruz
    Série:2º Turma:I

    Poesia sobre o feirante feirense.

    Feirante...guerreiro do dia a dia

    Com chuva trabalham
    Com sol sonham
    Sonham com seus desejos
    Trabalham e sonham

    Seus produtos colocam em exposição
    Seus clientes olham com admiração

    Mais um dia está nascendo
    Mais esperanças crescendo
    Otimismo é o principal
    Pois, sem ele, não se chega ao final.

    Perseverança, Esperança, e Trabalho
    Palavras que fazem parte, da vida deste trabalhador
    Vive sempre a sorrir para as pessoas
    Que passam, olham, mas nem sempre conhecem sua dor

    ResponderExcluir
  26. Ricardo Vinicius Menezes Da Cruz
    Série:2º Turma:I

    Resumo do livro Iracema,de José de Alencar.

    A obra conta a história de amor vivida por Martin, um português, e Iracema uma índia tabajara. Eles apaixonaram-se quase que à primeira vista. Devido a diferença etnica, por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão mais forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabjaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Mertim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.

    Além disso, a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visistas regulares aos dois.

    Conta que Araquém, pai de Iracema, está muito velho e mal de saúde, devido à fuga de Iracema. Justo no período que Martim não está na aldeia, Iracema dá luz ao filho, ao qual dá o nome de Moacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar o filho à Martim. Iracema é enterrada ao pé de um coqueiro, na borda de um rio, o qual mais tarde seria batizzado de Ceará, e que daria também nome à região banhada por este rio. Ao meio desta bela história de amor, estão os conflitos tribais, intensificados pela intervenção dos brancos, peocupados apenas em conquistar mais territórios e dominar os indígenas.

    Comentário:
    Iracema, por amor a Martim, abandona família, povo, religião e deus. É uma clara referência à submissão do indígena ao colonizador português. Alguns dizem que o nome Iracema é também um anagrama de América.

    ResponderExcluir
  27. Ricardo Vinicius Menezes Da Cruz
    Série:2º Turma:I

    Resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida.

    Leonardo é o protagonista desta história, o típico malandro carioca, concebido durante uma travessia marítima que conduz seus pais de Portugal ao Brasil. Desde criança ele revela seu mau gênio e antevê os desafios com os quais irá se deparar em sua existência. Rejeitado pelos pais, só lhe resta o amparo do padrinho, proprietário de uma barbearia. A forma ilícita como este profissional conquistou seu capital simboliza o famoso ‘jeitinho brasileiro’, já comum na vida social deste período.

    Os feitos de Leonardo o levam incessantemente a dificuldades das quais ele se livra por meio da intervenção de seus amigos. Ele configura um personagem plano, que não se modifica em momento algum, ou seja, seus traços elementares são preservados o tempo todo. O herói mantém, assim, seu jeito malandro de ser até o final. Outras figuras do livro são consideradas alegóricas, algumas nem mesmo são nomeadas, pois apenas representam determinadas categorias.

    Leonardo não conduz a narrativa, a qual é tecida por um narrador onisciente na terceira pessoa. A expressão ‘memórias’ mencionada no título se refere, portanto, ao passado, resgatado através das aventuras e desventuras de Leonardo. Duas diretrizes guiam este relato, a ordem, simbolizada pelo Major Vidigal, e a desordem, característica principal do protagonista. A vivência de uma meninice que conheceu de perto a pobreza contribui para que Manuel Antônio construa habilmente esta história, bem como cada um de seus personagens.

    Comentário: O livro foge à diversas características do estilo romântico, o relacionamento amoroso não é idealizado, Leonardo não se mostra corajoso e íntegro, como nos padrões do herói romântico. Mostra-se vagabundo, irresponsável, um anti-herói. Ele não é um vilão, mas não representa um modelo de comportamento; é uma pessoa comum. O final da história, fugindo do estilo romântico já conhecido com tragédias, Leonardo e Luizinha se casam e vivem felizes para sempre

    ResponderExcluir
  28. Ricardo Vinicius Menezes Da Cruz
    Série:2º Turma:I

    Resumo do livro Senhora de José de Alencar.

    Na obra existe uma história de amor complicada e complexa entre Fernando Seixas e Aurélia Camargo. Sendo o tema principal deste romance o casamento por interesse, onde Fernando Seixas, um rapaz pobre, mas ambicioso para subir na escala social. É namorado de Aurélia Camargo e a abondona para casar-se com Adelaide amaral, por um dote de 30 contos de réis. Por irônia do destino Aurélia Camargo recebe uma herança de seu avô e resolve vingar-se de Fernando Seixas . Ela compra-o por um bom dote, sem identificar-se. Fernando Seixas descobre na noite de núpcias que sua noiva é Aurélia e é humilhado por ela. Depois de um árduo trabalho consegue juntar dinheiro e paga a Aurélia o dote que ela avia lhe dado no dia do seu noivado. Só depois disso que Aurélia o perdoa e súplica seu amor, e no final do romance reconciliam-se.

    Comentário:O conflito amoroso entre os protagonistas nasce desse choque entre os sentimentos e o interesse econômico. Aurélia Camargo é uma mulher de personalidade forte, carregada de sentimentalismo romântico. Daí sua contradição, sua personalidade marcada por extremos psíquicos: dá maior valor aos sentimentos, mas vale-se do dinheiro para atingir seu objetivo de obter o grande amor de sua vida, Fernando Seixas.

    ResponderExcluir
  29. Rebeca Williane Pinto Silva
    2ºH

    Resumo do livro Memórias de Um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida

    Uma obra de transição para o Realismo. O livro conta a história do jovem Leonardo, filho de pais separados que é criado pelo padrinho barbeiro, sendo uma peste tanto como criança quanto mais velho. No começo indicado para ser clérigo, sua rejeição a Igreja lhe leva a vadiar. Na companhia do padrinho na casa de D. Maria conhece Luisinha, por quem se apaixona. Luisinha, no entanto se casa com um espertalhão de nome José Manoel. Quando o padrinho morre ele volta a morar com o pai, mas por pouco tempo porque este o expulsa de casa por causa de seus desentendimentos com a madrasta.

    Vai morar na casa de um amigo dos tempos que era sacristão (o tio queria lhe preparar para a vida clerical) e conhece Vidinha, por quem se apaixona. Após muitas intrigas feitas pelos pretendentes de Vidinha, sai desta casa também e é nomeado pelo major Vidigal, figura policial constante na obra, soldado. Não param por aí suas diabruras e ofensas e sabotagens com o major lhe garantem a cadeia.

    A madrinha e a tia de Luisinha intercedem em seu favor e este não é só liberto, mas promovido a sargento. Logo após isto morre José Manoel e reata o namoro com Luisinha. Transferido para as Milícias, casa-se com ela. A obra toda é um verdadeiro marco para a transição para o Realismo: os personagens não são idealizados, o amor não é supervalorizado e idealizado (e muito menos são as volúveis mulheres), o herói está longe de perfeito existe uma certa comicidade incomum nos romances da época.

    Comentário: Memórias de um Sargento de Milícias é um livro incrível, pois além de descrever a vida no Rio de Janeiro, o autor conta a história como se nós, leitores, fôssemos seus velhos amigos, e nos faz sentir totalmente a vontade com a história. E o modo como é contada, seus detalhes, sua desenvoltura, tem todo um jeito especial.

    ResponderExcluir
  30. Rebeca Williane Pinto Silva
    2ºH

    Resumo do livro Iracema de José de Alencar.

    A obra Iracema de José de Alencar narra o trágico romance entre Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Após um acidente Martim é recebido pela tribo dos Tabajaras, onde vivia a jovem Iracema.
    Na trama Iracema e Martim se apaixonam e fogem para viverem o amor proibido, juntos levam o guerreiro Pitiguara Poti, amigo que Martim considerava como irmão.
    Ao perceberem a fuga, os Tabajaras perseguem os amantes travando um combate sangrento ao encontrá-los. Desesperados, os três vão para uma praia deserta, na qual Martim e Iracema constroem uma cabana. Mas, passando-se alguns tempos, Martim resolve ir guerrear junto com os Pitiguaras e com seu amigo Poti, deixando Iracema grávida na cabana. Antes de Martim voltar para a tribo, Iracema dar à luz a um menino. Após o parto ela fica gravemente debilitada e acaba morrendo. Martim chega logo depois, e ao ouvir o canto triste da Jandaia (ave que sempre acompanhava Iracema), presencia a tragédia.
    Ele retorna para sua terra natal levando o filho consigo. Porém, quatro anos depois, voltam para o Ceará, onde implantam a fé cristã.

    Comentário: A obra Iracema de José de Alencar chamou-me a atenção não só pelos personagens que a compõem, mas também pela ênfase que o autor dar aos costumes e culturas dos povos indígenas que aqui habitavam e, principalmente aos elementos da natureza cearense, bem como, as belíssimas chapadas e praias do Ceará. É interessante lembrar que essas são características da primeira geração do Romantismo brasileiro, na qual se destacam a poesia nacionalista, indianista e religiosa.

    ResponderExcluir
  31. Rebeca Williane Pinto Silva
    2ºH

    Texto Dissertativo-Argumentativo sobre “A seca do Nordeste”

    A seca no Nordeste, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. E para desespero da população, a água e os investimentos nunca chegam à região Nordeste de forma efetiva, ou seja, faltam medidas mais enérgicas para que isso ocorra de forma rápida e eficaz. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.
    O Sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuvas, isso em âmbito nacional, as principais causas da seca são naturais. A região está localizada em uma área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe poucas massas de ar úmidas, ficando muito tempo no Sertão nordestino, uma massa de ar quente e seca, não gerando precipitações de chuva. O desmatamento nesta região também contribui para o aumento da temperatura.
    Como resultado, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão do Nordeste. Muitas vezes as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes contaminada, correndo sérios riscos de doenças. O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando um êxodo rural.
    Em suma, para que ocorra uma diminuição no impacto da seca Nordestina, o governo deve adotar algumas ações como: construções de açudes, cisternas, barragens, investimento em infraestrutura na região e sistemas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura. Dessa forma, eliminará o grande impacto da seca sobre a sofrida população.

    ResponderExcluir
  32. Resumo do Livro de José de Alencar : Senhora
    Raquel Antunes Alves 2º I

    Na obra de José de Alencar a Senhora , existe uma história de amor entre Aurélia Camargo e Fernando Seixas .
    Aurélia Camargo , órfã de pai e filha de uma pobre costureira , apaixona-se por Fernando Seixas um homem pobre que trabalhava como jornalista , porém ele era um homem muito ambicioso , com quem ela se casou . Mas ele cancela o seu casamento com ela , pois a sua vontade é de se casar com uma moça rica Adelaide Amaral e pelo dote que iria receber.
    Passa-se algum tempo e ela fica órfã de mãe também , mais ela recebe uma herança de seu avô , e fica conhecida socialmente .Aurélia passa a ser uma figura muito importante nos eventos daquela época . Ela encarrega seu tio Lemos que também é seu tutor para organizar o seu casamento com Fernando por um dote de cem contos de réis.Ao saber que a sua noiva é Aurélia , Fernando fica bastante feliz , pois apesar de tudo ela sempre foi o grande amor de sua vida.Na noite de nupcias ela deixa bem claro : '' o comprei '' para fazer o papel de marido que uma mulher na posição social em que ela esta deve ser . Dormiram em quartos separados .Aurélia não pretende só se entregar a ele , mais aproveita para critica-lo e trata-lo com ironia . Fernando começa a trabalhar , e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia . Desse modo é proposto a restituição da quantia em troca da separação . Considerando que Fernando se regenerou , Aurélia que nunca deixara de ama-lo é vencida pelo amor . Depois passando um tempo , Aurélia mostra um testamento a Fernando em que ela deixa toda sua herança para ele , e dessa forma eles percebem que se amam de verdade .

    Comentário : Essa obra nos mostra o quanto existe pessoas que deixam de lutar pelo grande amor de sua vida , deixando levar-se pela ganância do dinheiro , ou ate mesmo pela condição financeira que o outro tem . Mas dinheiro não leva agente a lugar nenhum , precisamos ter mais amor , e pensar mais nos nossos sentimentos . Porque dinheiro nenhum , nos traz a felicidade .

    ResponderExcluir
  33. Resumo do livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manoel Antonio de Almeida
    Raquel Antunes Alves 2º I

    Leonardo é futuro sargento de milicas , filho de Leonardo-Pataca e de Maria Hortaliça vê o resultado das pisadelas, beliscões e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlântico rumo ao Rio de Janeiro.
    Logo quando desembarcar Maria sente enjoos , e depois de alguns meses ela tem seu filho, que é batizado com o nome do pai .Leonardo se tornara meirinho , confirma ele , ao saber que a sua mulher não tem a mesma fidelidade que ele durante a viagem.E isso leva-o a fazer coisas como expulsar o garoto de casa a pontapés e briga com sua mulher , depois sai para buscar consolo na rua , Ao voltar ele descobre que Maria tinha fugido e embarcado de novo para Portugal, a convite do capitão do navio.Depois de saber de tudo Leonardo Pataca vai viver com uma cigana , que por sua vez também o abandona .Enquanto isso Leonardo o filho , que foi adotado pelo padrinho , vai crescendo e a casa dia que passa se torna mais violento , então por isso a uma desconfiança de envolvimento com o Major Vidgal , que era temido por todos os malandros e baderneiros daquela época. O padrinho , tenta encaminhador seu afilhado para igreja , coloca ele na escola mais ele se demonstra um péssimo aluno .
    Para o desgosto do padrinho e da madrinha ele não demonstra nenhum interesse em querer seguir uma profissão .
    Certo dia na casa de Dona Maria , uma mulher das vizinhanças conhece a sobrinha desta , que sera sua futura mulher.Mais antes do casamento , muita coisa iria acontecer.Então nesta época aparece o rival de Leonardo do futuro o sargento José Manoel .Alem disso a morte de deu padrinho e as brigas com chiquinha , faz com que Leonardo saia de casa e comece a vagabundar pela cidade, quando conhece vidinha uma mulata muito sensual , e assim rapidamente ele se apaixona. Mais ela já tinha vários pretendentes , foi um grande confusão .Sempre com a proteção da comadre, que recorre à ajuda de Maria Regalada, um antigo amor de Vidigal, Leonardo supera todas as adversidades, chegando ao posto de sargento de milícias.
    Mais um grande final feliz esta próximo. O seu grande rival José Manoel no amor por Luisinha é revelado como péssimo marido , e alem disso ele morre deixando a viuvá livre para se casar com Leonardo , o sargente de milicias .Passando o tempo do luto , Leonardo recebe Luisinha como sua esposa , na mesma igreja da Sé , onde ele aprontava , e fazia suas bagunças.

    Comentário: O livro demonstra um homem que não tem a coragem de um herói .pela sua forma de viver , pelo seu jeito de agir , ele mostra ser um vagabundo que não liga para nada. nem mesmo para aquelas pessoas que tenta ajuda-lo. E essa história , é muito interessante , por contar um pouco de uma cidade como o Rio de Janeiro e pelo modo em que ela é contada.

    ResponderExcluir
  34. Resumo do livro Iracema de José de Alencar
    Raquel Antunes Alves 2º I

    Iracema , índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém.Durante uma caçada pela mata Martin se perde de seus amigos . Martin vai caminhando pela mata quando se depara com Iracema , que logo lhe dar uma flexada no rosto. Ele cai , e ela arrependida do que fez vai ate ele oferecendo ajuda e levando - o para a aldeia de seu pai.Na manhã seguinte é preparado o grande conflito entre os índios tabajaras e os pitiguaras.Iracema percebeu que ele estava muito triste e perguntou-lhe qual era o motivo , e ele a respondeu dizendo que era saudade de sua noiva que ele iria deixar. Então ela lhe deu umas gotas de bebidas que segundo ela o levaria ate a sua noiva , e ele tomou as gotas logo a seguir pronunciou o nome da índia e a abraçou ela .Eles dois se beijaram.Logo quando Iracema estava se afastando , apareceu Irapuã, que declarou amor à assustada moça e ameaçou matar Martim. Diante da reação contrária dela, Irapuã se foi, ainda mais apaixonado. Apaixonada, porém, estava Iracema por Martim e passou a ficar preocupada pela vida dele.Passando -se uns dias , Iracema deixa seu pai , sua aldeia e seus costumes para fugir com seu grande amado Martin.Tempos depois ela percebe que Martin esta se afastando dela , por causa da saudades de sua pátria e do seu povo. Iracema gravida de 7 meses resolve que apos dar a luz a seu filho ira se matá-la.Porque ela é o maior motivo dele esta daquele jeito.
    Martin parte , e deixa Iracema . Quando ele volta ela já esta prestes a morrer , e não demora pra isso acontecer , sem se alimentar e por ter tido um filho a pouco tempo ela morre logo após entregar seu filho para Martin .


    Comentário: O livro Iracema , é um texto muito bom de se ler , ele nos mostra que para construir uma historia de amor não existe preconceito, não importa se a pessoa for negro , branco, índio. Na história deles dois , existe um preconceito entre ambas parte por ela ser uma índia e por ele ser um homem branco . E Iracema é uma história muito bonita , pois o amor falou mais alto , em que ela foi capaz de abandonar tudo por ele .

    ResponderExcluir
  35. Resumo do romance "Senhora" de José de Alencar.
    Thaiane Lima Nunes
    2º I

    A obra relata a história de amor de Fernando e Aurélia. Ele era um pobre jornalista, que usava seu dinheiro todo para ir em festa de pessoas da sociedade. Ela também era pobre e órfã, mais subiu na vida após herdar uma herança do seu avô que era fazendeiro. Aurélia e Fernando iam se casar, mais Fernando sabia que não teria condições de dar uma vida digna para Aurélia, deduzindo ele que não era o homem certo para ela, apesar de ama-la. Mas o casamento deles se desfez quando o pai de Adelaide oferece a Fernando dinheiro para que ele se case com a filha, e por fim ele aceita. Depois de receber sua herança, Aurélia decide se casar, e resolve comprar um noivo. Ela escolheu Fernando, que aceitou o casamento pelo fato do dinheiro mesmo sem conhecer a noiva. Depois de casados, Aurélia afirma a Fernando que ele era um noivo comprado e que o casamento deles não passava de um casamento de loja. Os dois se amavam, mais não demostravam. Fernando se sentia muito humilhado por Aurélia. Meses após o casamento, Fernando consegue o dinheiro do divorcio, e isso que ele faz. Quando Fernando vai se despedir de Aurélia já separado, ela confessa que o ama e suplica pelo amor dele. Aurélia consegue provar o amor dela por Fernando e acaba o reconquistando, mesmo ele achando que a fortuna dela atrapalhou o amor dos dois.

    Comentário: O Romance mostra como a ganancia por dinheiro pode afastar pessoas que se amam, fazendo com que elas "vendam" a sua própria felicidade. Não há dinheiro no mundo que pague o carinho, amor e o cuidado de quem nós amamos.

    ResponderExcluir
  36. Resumo do livro "Memórias de um Sargento de Milícias" de Manoel Antonio de Almeida
    Thaiane Lima Nunes 2º I

    Em uma viagem de navio, Leonardo Pataca conhece Maria das Hortaliças. Na viagem, os dois se apaixonam e, chegando no Brasil, Maria descobre que está grávida e os dois vão morar juntos. Desse relacionamento nasce um filho: Leonardo. Anos depois, Leonardo descobre que Maria está traindo ele. Eles brigam e Maria foge de casa com o capitão de um navio. Com a separação, Leonardo sai de casa e leva seu filho para ser criado pelo padrinho. O padrinho de Leonardo era um barbeiro que queria que Leonardo fosse padre, mas o menino não tinha a menor vocação, pelo contrário, ele era muito retado. O tempo passou e Leonardo se tornou um típico malandro carioca: não trabalhava e ficava vadiando. Mas, a sua vida muda quando conhece Luizinha, sobrinha de Dona Maria, amiga do seu padrinho. Ele se apaixona por Luizinha, mais tem um rival, José Manuel, que está interessado no dinheiro da moça. Com a ajuda de sua madrinha, uma parteira, eles afastam o José Manuel de Luizinha. O padrinho de Leonardo morre e ele tem que voltar a viver com o pai e acaba não se dando bem com sua nova madrasta e, depois de uma discussão, foge de casa. Leonardo vai viver com um amigo em uma casa bastante agitada e com muita gente. Acaba se apaixonando por Vidinha e o amor é recíproco. Mas, esse namoro não agrada aos dois primos de Vidinha que têm intenções de se casar com ela. Para tirar Leonardo do caminho, eles vão até Vidigal, o chefe de polícia, e acusam Leonardo de vadiagem. Vidigal prende Leonardo quando ele, Vidinha, e seus dois primos saem para passear a noite. No caminho até a delegacia, ele consegue fugir. Mais tarde, Leonardo arruma um emprego na Ucharia Real. Dessa forma, Vidigal não poderia prendê-lo. Mas ele se envolve com a mulher do "toma-largura" e é demitido e preso. Enquanto isso, José Manuel e Luizinha se casam, porém ele a trata muito mal. Vidinha, com ciúmes de Leonardo, vai tomar satisfações com a mulher do "toma-largura". Mas, o que acaba acontecendo, é que o "toma-largura" se interessa por Vidinha. Enquanto isso, por saber muito sobre a vida marginal, Leonardo vira policial. Mas, Leonardo, pelo seu gosto por travessuras e muitas vezes pelo seu bom coração, acaba protegendo e ajudando os bandidos. Vidigal o prende. A comadre, desesperada, tenta de todas as formas conseguir a libertação de Leonardo, mas tudo em vão até ela conhecer Maria-Regalada, velho amor de Vidigal. Juntas, não só conseguem a libertação de Leonardo, como sua promoção a sargento e isso tudo vem em boa hora, já que com a morte de José Manuel, Luizinha, agora viúva, se casa com Leonardo e tudo termina com um final feliz.

    Cometário: O Livro mostra a história de um homem que apesar de exercer um cargo alto no poder, usa esse cargo para ajudar o lado ruim, ou seja, os bandidos. Pra ele a melhor forma de viver é sendo um "vagabundo".

    ResponderExcluir
  37. Produção textual - texto dissertativo-argumentativo sobre " A seca do Nordeste''
    Raquel Antunes Alves 2º I

    A má distribuição de chuvas é um problema que afeta muitos países do mundo, inclusive o Brasil. No Nordeste, é uma questão antiga mas os governantes não tomam consciência a situação de pessoas e animais que sofrem com a sede e a fome.
    Como não tem água , a produção de alimentos acaba sendo prejudicada.O sertão nordestino apresenta as menores incidências de chuva por muito tempo.A longa estiagem provoca muitos prejuízos para agricultores como perda de plantações , perda de animais , e a falta de produtividade que é causada pela seca.
    A maioria dos rios do Sertão e Agreste é caracterizada pelo regime pluvial temporário, isso significa que nos períodos sem chuva eles secam, no entanto, logo que chove se enchem novamente.
    Nas regiões citadas é comum a construção de barragens e açudes como meio de armazenar água para suportar períodos de seca.Rios , lagos estão secando e as pessoas que moram no nordeste não estão mais sabendo o que deve-se fazer . Então procuram ajuda de carros pipas para abastecerem os poços , para utilizar a água para banho , para beber , e ate mesmo para dar aos animais .
    Agricultores estão vendendo seu gado para que não o prejuízo seja menor.
    Mas as pessoas pensam que moram na cidade que não se prejudicam também ? Pois é elas estão muito enganadas , os preços dos alimentos estão aumentando e muito.Principalmente o feijão e a farinha que hoje esta um absurdo.A região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente do estado da Bahia. Neste estado, cerca de 230 municípios foram atingidos. Municípios de Alagoas e Piauí também sofreram com a falta de chuvas

    ResponderExcluir
  38. Resumo do livro "Iracema" de José de Alencar
    Thaiane Lima Nunes 2º I

    É a história de uma índia que vivia muito longe da civilização. Ela era filha do chefe da tribo Tabajaras. Um dia ela estava no meio da mata e apareceu homens brancos, que estavam perdidos e precisavam de ajuda, Iracema levou esse homens até a tribo, que os recebeu e hospedou por um tempo. Iracema se apaixonou por Martim Soares Moreno, eles se encontravam escondidos no meio da mata. Iracema era conhecida pela tribo como a virgem dos lábios de mel, e se algum homem a tocasse, ela seria amaldiçoada e expulsa da tribo. Mesmo sabendo que seria amaldiçoada pelos deuses que protegiam a tribo, ela decidiu fugir com o amado para longe. Quando seu irmão mais velho notou a ausência de Iracema, ele e mais homens da tribo foram atras dela. Encontram-os perto da praia onde lutam e Iracema, desesperada mata o irmão para defender seu amado. Eles constroem uma cabana perto de um rio distante e vivem ali felizes. Depois de um certo tempo o amor dele vai se desgastando e não tem mais vontade de ficar junto da Índia. Iracema engravida e ele vai para uma viagem longa, deixando-a sozinha na pobre casa. A índia morre aos poucos por dentro pela falta do marido que não deu mais notícias. Quando ela da a luz ao filho, morre. Poucas horas depois o marido chega a vê morta, mas a criança ainda esta viva. Sofrendo a perda de Iracema, Martim retorna a sua pátria com o filho. Quatro anos depois, volta novamente ao Brasil, onde ajuda a implantar a fé cristã, convertendo Poti, que recebeu o nome de Felipe Camarão. Os dois ajudaram o comandante Jerônimo de Albuquerque na luta contra os holandeses. Quando podia, Martim ia ao local onde Iracema estava enterrada e se deixava consumir pela saudade.

    Comentário: É evidente o sentido da obra: A união de duas raças (o Europeu e o Índio)movidas por um mesmo sentimento que é o amor que deu a vida a um fruto.

    ResponderExcluir
  39. Poema sobre Os Feirantes Feirenses .
    Raquel Antunes Alves 2º I

    Coisa do povo, coisa divina, é um encontro sensacional.
    Os Feirantes feirenses é a da nossa esquina, que nos abastece sem igual.
    Haja garra e disposição, é só pros Guerreiros Caminhantes.
    A mistura de gente simples isso ai são os feirantes .

    A Feira é graça e magia,vou la comprar umas frutas com meu amigo domingos..
    Em muitos lugares todo dia, Feriados, Sábado e Domingo.
    Haja boa cabeça e bom coração, pra para o amor constante.
    A mistura de gente simples isso ai são os feirantes.

    Cada freguesa é uma rainha e o freguês ? é nosso companheiro.
    Não é humano nem brasileiro, na verdade ele é um estrangeiro.

    Obs: Ai embaixo estão as imagens , so abrir uma nova aba .
    http://3.bp.blogspot.com/-P8PdKUz6vYs/Uc3kVtEt6xI/AAAAAAAAAFM/UllzRkk8gZQ/s1280/P27-06-13_15.46%5B01%5D.jpg

    http://1.bp.blogspot.com/-rOXPkte24Sw/Uc3icTU-3yI/AAAAAAAAAE0/UbWyTzhw2ec/s1256/P27-06-13_15.46+(2).jpg

    ResponderExcluir
  40. Thaiane Lima Nunes
    2º I

    Texto sobre a Seca do Nordeste

    A seca,é um problema climático, gera dificuldades para as pessoas que habitam na região. Com a escarces de água, o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais torna-se mais difícil. Assim, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino.Na maioria das vezes as pessoas tem que andar horas e horas para encontrar aguá e muitas vezes sujas e poluídas. Com uma alimentação de péssima qualidade e o consumo de água quase extinto, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças e chegam até a óbito.
    O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando a saída das pessoas do campo em direção as cidades, atrás de mais recursos.
    Estas regiões ficam na dependência de ações do governo que quase sempre não se importam e, mesmo quando importam, não geram condições para um desenvolvimento sustentável da região.

    ResponderExcluir