sábado, 22 de junho de 2013

Iracema de José de Alencar


 
Está obra conta a história de amor vivida por Martin,um português,e Iracema uma índia tabajara.Eles se apaixonaram-se quase a primeira vista.Devido a diferença ,por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabajaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Martim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
  Com tudo isso a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visitas regulares aos dois.
Iracema fica sabendo que seu pai está muito velho e mal de saúde devido a sua fuga ,justo no período em que Martin não está na aldeia Iracema da a luz ao seu filho ao qual da nome de Moacir.Sofrendo muito e não se alimentando direito Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar seu filho a Martin.
 Está obra escrito em prosa poética,  é um dos principais romance representantes da vertente indianista do movimento romântico e traça uma espécie de mito.
Este romance tem um final triste com a morte de Iracema amostrando também que ela abandonou tudo pelo o amor de Martin,fugindo de casa somente para ficar com ele mais ao mesmo tempo não valeu a pena porque ele acabou não aguentando ficar longe das pessoas que  convivia com ele em sua pátria.

      Aluna:Elissandra Jesus dos Anjos    Turno:vespertino  Serie:2 ano 
 Turma:f

Um comentário:

  1. Muito bom o resumo ,nos da uma grande ideia sobre o livro e esclarece de forma clara algumas dúvidas decorrentes da linguagem rebuscada que o livro apresenta.Conta A história amorosa entre a jovem índia e o fidalgo português Martim, domina toda a obra.

    Toda a força poética do livro advém dessa relação amorosa; o demais, a saber, a natureza , a bravura selvagem, a lealdade do índio etc.., são elementos já tratados em O Guarani e posteriormente em Ubirajara. Por outro lado, a ação é reduzidíssima, o que dá ao livro um notável espaço lírico de que se valeu Alencar para escrever sua obra mais poética; A desorientação inicial de Martim, jovem fidalgo português, que se perdera nas matas... O surpreendente encontro com a jovem índia... A hospitalidade do selvagem brasileiro... O ciúme do guerreiro.... O amor entre os representantes das duas raças; Iracema e Martim... A nostalgia de Martim por sua terra natal, suas viagens e a tristeza de Iracema com a mudança inesperada de seu amado... O nascimento de Moacir, filho de dor, e a morte de Iracema... Essa é praticamente a síntese da fábula do livro.
    Aluna:Rebeca Bacellar Gonçalves Serie: 2º Turma:IV.

    ResponderExcluir