segunda-feira, 17 de junho de 2013

Aluno(a):Kaine Souza de Oliveira               Série: 2º                   Turma: H

                                                                SENHORA

 

O meu conceito sobre a obra:

  O livro a ‘’Senhora’’  tenta buscar dois sentimentos distintos se comparados um ao outro ,que são o amor e o ódio. O autor José de Alencar ,busca e explora  essa diversidade como a base do romance, assim movimentando os personagens com pensamentos  distinguis ticos. O leitor cria uma aceitação maior sobre a obra por essa diversidade de conflitos oferecidos, que foge um pouco das obras literárias mais padronizadas .

 

A obra:

   Retrata-se de uma mãe viúva e aflita por  perceber que poderia deixar sua filha desamparada e sozinha no mundo ,assim fazendo-a  procurar desesperadamente por  um casamento ,com o passar do tempo Aurélia se apaixono por Fernando começaram a namorar e completamente apaixonados, não demorou muito o rapaz a pediu em casamento, mas ao pensar em suas condições financeiras desfavoráveis  então desistiu já que se tratava de uma moça pobre .
   Logo ficou sabendo de um dote  oferecido para quem casasse com Adelaide, associou como um bom negócio, assim se comprometeu , mas ao receber o dote viajou para Recife e passou um bom tempo por  lá , tentando fugir do casamento.
   Neste mesmo período o avô paterno de Aurélia apareceu, mas faleceu logo em seguida, quase ao mesmo tempo em que sua mãe, no entanto seu avô lhe deixou a sua herança. Aurélia se tornando uma moça rica e sabendo da divida de Fernando, não requisitou-se  em procurar o pai de Adelaide para acertar a dividida de Fernando, assim o livrando do casamento. Ao saber que Adelaide havia se casado e que estava livre do casamento ,Fernando retornou a cidade . Não demorou muito e então Lemos lhe propôs casar-se com uma moça em troca de um dote, ele acabou aceitando e recebeu um adiantamento, logo depois para a sua surpresa conheceu a moça que era na verdade Aurélia ,alegrou-se ,pois a amava .
   Fernando e Aurélia se casaram mais o que era pra ser comemorativo ,na verdade pra Aurélia estava tratando apenas de um negócio, após o casamento ao entrar no quarto, entregou ao  Fernando o restante do dote e dizendo lhe a seguinte frase: Que ele agora lhe pertencia .Nessas condições passaram a viver um falso casamento. Ao longo tempo Fernando se empenhou e dedicou-se ao trabalho .E Aurélia após se isolar por um tempo, passou a ir há festas, bailes e receber visitas. Em algumas ocasiões eles chegaram quase a se reconciliar ,mas sempre ficavam só no quase. Aurélia completamente apaixonada pensou em inúmeras vezes em se declarar para Fernando, mas ela não tinha uma prova ,uma certeza que poderia esta fazendo a coisa certa por tanto ficava só no pensamento .
   Fernando recebeu o dinheiro que havia ganhado através de um investimento e de seu trabalho, pediu para conversar com Aurélia, e deu lhe um cheque com uma quantia alta. Declarou-se livre, pois havia lhe devolvido o dinheiro com o qual ela o havia comprado.
  Considerando-se dois estranhos, despediram-se. Nesse momento Aurélia confessou todo o amor que tinha por Fernando, afirmou que sendo eles agora estranhos o passado havia sido esquecido e assim podiam viver o amor que sentiam. Fernando, ao ouvir tal confissão, beijou sua esposa e assim reconciliaram.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário