sábado, 22 de junho de 2013

Memórias de um Sargento de Milícias



Este é um romance de Manuel Antônio de Almeida,a obra conta as aventuras de Leonardo ou Leonardinho,filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo ,Leonardo fica por conta de seu padrinho(um barbeiro)e de sua madrinha(uma parteira),após a separação dos seus progenitores.
     Sempre metido em travessuras,desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro.Já moço,se apaixona por Luisinha,mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha.A primeira decide,então,se casar com outro.
  Tempos depois,Leonardo é preso pelo Major Vidigal,enfrenta diversos problemas,mas acaba sargento de milícias .Quando viuvez de Luisinha,reaproxima-se da moça.Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.
   Está obra retrata um romance, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.O toque de comédia e sátira são ótimos pra deixar o livro mais "divertido" de se ler, sem perder o contexto histórico e suas principais características, apesar de nos lembrar que da início a um novo seguimento do Romantismo.
 Aluna:Elissandra Jesus dos Anjos  Turno:vespertino  Serie:2 ano
  Turma:f 

Nenhum comentário:

Postar um comentário