quinta-feira, 27 de junho de 2013

Karoline de Souza leal
Turno: vespertino
Turma: F
Serie: 2º

Resumo "Iracema"

   A virgem tabajara consagrada a Tupã, apaixona-se por Martim, guerreiro branco inimigo dos tabajaras. Por esse amor abandona sua tribo, tornando-se esposa do inimigo de seu povo. Quando mais tarde percebe que Martim sente saudades de sua terra e talvez de alguma mulher, começa a sofrer. Nasce-lhe o filho, Moacir, enquanto Martim está lutando em outras regiões. Ao voltar, ele encontra Iracema prestes a morrer. Parte, então com o filho para outras terras.
Destaca-se, nesta obra, a linguagem bem elaborada de Alencar. O estilo é artisticamente simples, procurando recriar a poesia natural da fala indígena, plena de comparações e personificações, o que dá ao livro as características de um verdadeiro poema.

Um comentário:

  1. O indianismo foi uma das representações mais claras do Romantismo no Brasil, se podendo ver inúmeras características românticas na trilogia de Alencar, como a cor local (descrição dos costumes e da vida de um país), e mitos muito usados na escola europeia, como a do “bom selvagem” de Rousseau. Há quem diga que o mito já estava pronto na mata brasileira, na pureza dos índios.

    ResponderExcluir