resumo do livro iracema
O livro Iracema de José de Alencar, conta uma historia de amor emocionante vivida por Martin, um português e Iracema uma índia.
Eles se apaixonam quase que a primeira vista um amor quase que impossível devido a diferencia etnica por Iracema ser filha do page da tribo e Irapuã gostar dela a unica solução encontrada por eles era fugir claro que Iracema não queria fugir e deixar seu povo mas para ela viver seu amor e ficar junto de seu amado ela teria que fazer esse sacrificio.
Eles fugiram com a ajuda de potes.No começo Iracema sofreu muito mas seu amor por Martim era tao forte que ela nao deixava trasparecer e logo se acustumou. Arapuãn inconformado com a fuga de Iracema decide-se se vingar de Martin mas pote o indio pintiguara o protege.
Além disso tudo da fuga de Martin e Iracema e de Irapuã querer matar Martin a tribo tabajara alíase com os franceses que lutam contra os portugueses que são aliados dos pitguaras pelo posse do território brasileiro.
Iracema engravida e sofre com a distancia do seu amado ,pois sabe que a tristeza dele e culpa dela e decide morrer depois de dar a luz, ao seu filho.Caubi decide visitar Iracema e dizer que a perdoa por ter fugido e ter dado as costa ao seu povo e ele conta que seu pai estava muito velho e doente devido a fuga de Iracema .
Martin sai da aldeia e logo depois Iracema da luz ao seu filho cujo o nome ela dar de Modir sofrendo muito e sem se alimentar e por ter dado a luz recentimente ,ela nao suporta mas e morre,logo apois de entregar seu filho a Martin.Além de contar essa bela historia de amor ele relata sobre os conflitos tribos ,intensificados pela intervensão dos brancos preucupados apenas em conquista territorios e dominar os idgenas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário