sexta-feira, 28 de junho de 2013

Karoline de Souza Leal 
Turno: vespertino
Turma: F
Serie: 2º


Fotos de Feirantes no Centro de Abastecimento






Ana Paula Cerqueira de Souza 2° Fv

Fotos de feirantes no Centro de Abastecimento


Poesia do Feirante Feirense
   

                                Vida de Feirante

Feirante batalhador
Cumpre seu dever com amor
Todo dia bem cedinho
Já vai montando suas barracas
E vendendo suas frutas bem baratas


Ganhando seu dinheirinho todo dia
Precisa ver que alegria


Contagiando as pessoas
Olha só que coisa boa
Percebe-se de longe o brilho no olhar
De quem não para de sonhar.


Karoline de souza Leal
Turno: vespertino
Turma: F
Serie : 2º
Poesia  Feirante feirense
                                    Dia-a-dia de um feirante
Para os feirantes
Existem dias importantes
Onde ao final do dia
Recebem seu dinheirinho com alegria


Os dias passam nessa labuta
Todo dia uma nova luta
Vendendo verduras e frutas
Tentando sempre! Quem  sabe?
Um sorriso no rosto
É o seu cartão de visitas.


Autora: Ana Paula Cerqueira de Souza  2°fv

Manifestações pelo Brasil !

Resumo Sobre as Manifestações pelo Brasil Melhor.

Ultimamente estamos acompanhado nos noticia uma grande manifestação que está ocorrendo por todo o Brasil ,manifestações que tem como objetivo melhor o Brasil ,uma Manifestações contra varias coisa que está ocorrendo no Brasil e a população não está sabendo ,ou está sabendo mais está sem apoio de ninguém para se manifesta ,as ondas de protesto começo em São Paulo quando o Governo aumentou as passagem ,dai para la em vários lugares do Brasil começou a ocorre protesto não só pelo preço das passagem ,mais sim por mudanças melhor ,mudança para nos e para os futuros Brasileiros ou Brasileiras.


Eu estou juntos com esses protesto ,tem muitas coisa erra no Brasil e na nossa cidade , as manifestações vem ocorrendo mais por conta da Corrupção que vem tomado conta do Brasil,pela Segurança que a cada dia está se propagando,transporte legal para a população ,pela Saúde e pela Educação que são causas principais., o Governo não está dano atenção para a área da Saúde nem Educação ,nossas Escola estão tudo acabada ,colégios mesmo estão tudo sem infra-estrutura ,exemplo o Colégio em que eu estudo ,quando chove é um pigueira é uma  de água que parece a tsunami,fora a falta de professores e falta o preparo de alguns professores do Colégio que tem alguns professores que não tem preparo para li dar com os aluno e vem com arrogância,a frente do colégio mesmo parece um lixão e quando chove nem um aluno consegui entra dentro da instituição por que não tem como entra com tanta água no portão só os professores que entra por que tudo tem carro.
Saúde a saúde no Brasil está de mal a pior ,falta de médicos falta de hospitais de grande porte e falta de atenção ,médicos mal qualificados sem preparo e mal remunerados.
Transporte público está horrível ,vou foca mais na nossa cidade, a cidade de Feira de Santana a população feirense além de paga por um transporte caro é um transporte horrível que parece uma carroça ,ônibus velhos ,quebrado,pegando fogo ,ônibus sujo, a passagem cara por se uma cidade  de interior e uma cidade de porte médio a passagem deveria ser mais barata ,em Salvador que é capital é mais ou menos o mesmo preço de Feira ,em Feira uma cidade que você saiu de casa chegou no centro ,o transporte muitos caro ,e estudantes e idosos sofre, tem motorista que não para,por que sabe que não paga passagem ou paga meia,além disso aqui em Feira o que indica que tem uma mafia dos transporte.


Na outra Quinta-Feira teve um Protesto em Feira de Santana, eu como estudante participei e gostei achei muito legal ,muitos estudantes,senhor (a) ,idosos ,trabalhadores tudo na manifestação protestando pelos seus direito ,de ir e vim ,e protestando por melhorias na cidade ,por que a cidade está um caos o prefeito não faz nada só sabi rouba.

Atenciosamente: Franklyn Souza.
Turma: F . Serie:2º.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Resumo do livro "Memórias de um sargento de Milícias"

Leonardo, filho ilegitimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria de Hortaliça,como os pais não desejam cria-lo. Leonardo fica por conta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus progenitores. Sempre metido em travessuras, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então casar-se com outro.
Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois se casam-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.

Aluna: Dalila Kautiane Silva Lopes
Série: 2º     Turma: H    Turno: Vespertino

Resumo do livro "Senhora"

Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas homem ambicioso a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber..
Passando algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e acende socialmente. Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época.
Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor, o tio Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.
Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixará de amá-la. E abre seu coração para ela.
A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormirão em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para critica-lo com ironia.
Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
Fernando, todavia, e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova de regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixará de ama-lo, é vencida pelo amor. Ao receber o dinheiro, entrega-lhe a chave de seu quarto e o casamento se consuma, afinal.


Aluna: Dalila Kautiane Silva Lopes
Série: 2º    Turma: H      Turno: Vespertino
 Karoline de Souza leal
Turno: vespertino
Turma: F
Serie: 2º

Resumo "Memórias de um Sargento de Milícias"


 Leonardo, o futuro sargento de milícias, filho de Leonardo-Pataca e de Maria-da-Hortaliça, é o resultado das pisadelas, beliscões e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlântico rumo ao Rio de Janeiro.
Maria-da-Hortaliça sente enjoos logo ao desembarcar e sete meses depois nasce um robusto menino, batizado com o nome do pai. A parteira - a comadre - e o barbeiro - 'de defronte' foram os padrinhos do herói, que passa junto aos pais os primeiros anos da infância. Leonardo-Pataca, que se tornara meirinho, confirma certo dia as suspeitas de que sua mulher não mantinha a mesma fidelidade que durante a viagem.
  Em consequência, briga com ela, expulsa de casa o garoto com um enérgico pontapé e sai em busca de consolo. Ao retornar à tarde, em companhia do compadre e padrinho do menino, é informado de que Maria-da-Hortaliça, saudosa da pátria, tinha fugido e embarcado novamente, rumo a Portugal, a convite do capitão de um navio que partira pouco antes. Logo a seguir, Leonardo-Pataca vai viver com uma cigana, que, por sua vez, também o abandona.
Enquanto isso, Leonardo, o filho, adotado pelo padrinho, que muito se afeiçoara a ele, vai crescendo e a cada dia se revela mais briguento e travesso, prenunciando futuros envolvimentos com o famoso major Vidigal, que era o terror de todos os malandros e baderneiros da época.
   O padrinho, com infinita paciência, tenta encaminhar o menino na prática da religião para qual este não revela grandes pendores. Coloca-o na escola e o ensina a ajudar a missa. Se na escola se revela um péssimo aluno e colega, na Igreja da Sé, onde consegue ser sacristão, vê a melhor oportunidade para grandes travessuras, como o experimenta o mestre-de-cerimônias. Este, um padre de meia idade, virtuoso por fora, mas bastante diferente por dentro, envolve-se com uma cigana, a mesma, aliás, com quem Leonardo-Pataca vivera depois da fuga de Maria-da-Hortaliça. O sacristão se vinga das reprimendas que sofre por suas constantes travessuras levando os fiéis a tomarem conhecimento dos fatos, o que faz com que seja expulso e deixe a igreja da Sé.
Para desgosto do padrinho e da madrinha, que queriam encaminhá-lo em uma profissão, Leonardo não demonstra qualquer interesse. Prefere a vida livre da vadiagem e das brincadeiras. Certo dia, em casa de Dona Maria, uma mulher das vizinhanças, conhece a sobrinha desta, Luisinha, sua futura mulher. Até que o casamento se realizasse, porém, muita coisa, iria acontecer. Leonardo-Pataca, depois de vencer o mestre-de-cerimônias na disputa pela cigana, é abandonado novamente por esta e passa a viver com a filha da parteira, Chiquinha. Daí nasce uma filha e grandes confusões, pois Chiquinha e Leonardo se detestavam e a parteira é chamada continuamente para serenar os ânimos. Por esta época aparece em cena José Manuel, um rival do futuro sargento de milícias em seu amor por Luisinha. Apesar dos esforços da comadre para afastá-lo do caminho, ela não tem sucesso. Além disso, a morte do padrinho e as contínuas brigas com Chiquinha fazem com que Leonardo saia de casa e passe a vagabundear pelos subúrbios da cidade, quando conhece Vidinha, uma mulata sensual, de olhos pretos e lábios úmidos, pela qual se apaixona imediatamente.
  Como Vidinha tinha outros pretendentes, cria-se grande confusão, o onipresente major Vidigal intervém e Leonardo consegue fugir, deixando-o furioso. Mas a vida continua e, com proteção da comadre, o Leonardo entra para as hostes do major Vidigal, não revelando, naturalmente, grande amor por esta nova profissão e passando boa parte de seu tempo na prisão por indisciplina. Sempre com a proteção da comadre, que recorre à ajuda de Maria Regalada, um antigo amor de Vigida, Leonardo supera todas as adversidades, chegando ao posto de sargento de milícias.
Assim, o final feliz se aproximava. José Manuel, o rival de Leonardo no amor por Luisinha, revela-se péssimo marido e, além do mais, morre providencialmente, deixando-a viúva e livre para casar com o sargento de milícias. Passando o tempo indispensável do luto, Leonardo, em uniforme da tropa, recebe Luisinha como mulher, na mesma igreja da Sé que fora palco de suas grandes travessuras como sacristão.
Karoline de Souza leal
Turno: vespertino
Turma: F
Serie: 2º

Resumo "Iracema"

   A virgem tabajara consagrada a Tupã, apaixona-se por Martim, guerreiro branco inimigo dos tabajaras. Por esse amor abandona sua tribo, tornando-se esposa do inimigo de seu povo. Quando mais tarde percebe que Martim sente saudades de sua terra e talvez de alguma mulher, começa a sofrer. Nasce-lhe o filho, Moacir, enquanto Martim está lutando em outras regiões. Ao voltar, ele encontra Iracema prestes a morrer. Parte, então com o filho para outras terras.
Destaca-se, nesta obra, a linguagem bem elaborada de Alencar. O estilo é artisticamente simples, procurando recriar a poesia natural da fala indígena, plena de comparações e personificações, o que dá ao livro as características de um verdadeiro poema.
Karoline de Souza leal
Turno: vespertino
Turma: F
Serie: 2º

Resumo

Romance do livro "Senhora"  

   A obra relata a dramática história de amor entre Seixas e Aurélia. Seixas era um pobre mancebo, que trabalhava como jornalista, vivia na pobreza, mas não abria mão do outro lado da sua vida, com o qual gastava todo o seu ordenado : as festas da sociedade. Aurélia também era uma pobre moça, mas que subira na vida após herdar a fortuna de seu avô fazendeiro. Era uma moça belíssima. Aurélia e Seixas iam se casar, mas esse casamento não ocorreu porque Seixas sabia que era pobre, e sabia que não era o homem certo para Aurélia, apesar de amá-la. Esse relacionamento se desfez quando o pai de Adelaide de Amaral oferece um dote para que ele se casasse com sua filha., e ele aceita. Algum tempo depois de receber a herança, Aurélia decide que quer se casar , e resolve "comprar" um.
   O escolhido, no entanto, era Seixas, que aceitara submeter-se ao casamento, mesmo sem saber quem era a noiva, pois tinha necessidade do dote. Logo após o casamento, Aurélia deixa bem claro que Seixas era um marido comprado, e que o que estava se passando era um casamento de conveniência. Apesar dos dois, de certa forma, amarem-se, nenhum dos dois  demonstrava. O casamento foi marcado por rotineira e seca. Seixas, muitas vezes sentiu-se humilhado por Aurélia. Onze meses após o casamento, Seixas consegue o dinheiro de que precisava para desfazer o casamento, e isso que ele faz. No momento em que Seixas vai se despedir de Aurélia, já separados, Aurélia confessa que o ama de verdade, e suplica pelo o amor dele. Aurélia consegue provar esse amor, e conquista Seixas, mesmo ele achando que a riqueza dela havia destruído o amor dos dois.

Texto dissertativo-argumentativo sobre : "A seca do Nordeste"

Texto dissertativo-argumentativo sobre : 

"A seca do Nordeste"



A má distribuição de chuvas é um problema que vem afetando o Nordeste, é uma questão antiga e ainda assim os governantes não resolvem a situação de pessoas e animais que sofrem com a sede e a fome. Uma grande seca no Nordeste matou 500 mil pessoas no ano de 1877. Nesse período, os nossos governantes prometeram amenizar o problema da seca gastando  o que fosse necessário para amenizar a situação, mas nada foi feito. E a continuidade das consequências da seca   problemática veio novamente a tona nesses últimos dois anos, causada pelo baixo e irregular índice pluviométrico onde ocorreu uma piora nesse ano de 2013.

Como não há água, a produção de alimentos acaba sendo prejudicada. Visto que não têm ocorrido ações do governo suficiente para resolução ou digamos a amenização dos prolemas causado pela seca no Nordeste a unica solução  das pessoas têm sido racionar alimento e água ou migrar para outras regiões o (êxodo rural).

Portanto, como não é possível mudar as características climáticas do ecossistema semiárido, a população deve aprender a conviver com o aspecto regional. Mas, faz-se necessário que o governo além de subsidiar essas famílias no período de seca, crie e insira políticas públicas suficientes para ajudá-las, como cisternas, carros-pipa , canais e barragens.

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceara , Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. 

A seca, além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. Com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes suja e contaminada. 

Aluna: Monalyza Keyla Ramos de Souza
Série: 3º  Turma: A  Turno: Vespertino Aluna: MonalyAAAa       za Keyla Ramos de Souza
SériAAAe: 3º  Turma: A  Turno: Vespertino



Produção textual dos resumos dos romances






  • Produção textual do resumo do romance "Senhora"


    Aurélia Camargo era uma moça pobre, ela havia perdido o seu irmão e o seu pai; sua mãe, temendo morrer e abandonar a filha desamparada, insistia para que ela fosse ficar na janela pra ver se arrumava um casamento. Realizando tal desejo, conseguiu muitos admiradores e um grande e único amor, Fernando Rodrigues Seixas.
    Fernando vivia com a mãe e duas irmãs, levavam uma vida pobre, pois viviam do aluguel de dois escravos, da costura e da pequena ajuda que Fernando dava com seu emprego público. Fernando estava apaixonado por Aurélia e decidiu pedir sua mão em casamento, porém logo mudou de ideia, pois sabia que casando com ela teria uma vida pobre e perderia sua liberdade, deixando assim de frequentar a sociedade.
    Assim o romance se esfriou e o noivado foi rompido. Fernando resolveu se casar com Adelaide, pois receberia um dote de trinta mil contos de réis.
    Neste mesmo período o avô paterno de Aurélia apareceu, mas faleceu logo em seguida, quase ao mesmo tempo em que sua mãe, no entanto seu avô lhe deixara sua rica herança. Aurélia tornou-se uma moça rica. Sua tutela foi entregue a seu tio Lemos, que havia cortado as relações com a mãe de Aurélia há tempos. Mas ela preferiu viver em uma casa com D. Firmina, uma amiga viúva que a tinha amparado quando ficara sozinha no mundo.
    Fernando viajou para Recife na esperança de escapar do casamento. Com sua ausência, Adelaide se reaproximou de Dr. Torquato Ribeiro. Aurélia lhe havia devolvido cinquenta mil contos de réis que a muito lhe devia e assim o pai de Adelaide lhe consentiu a mão da filha. Quando Fernando voltou já estava livre do casamento, foi então que Lemos lhe propôs casar-se com uma moça em troca de um dote de cem mil contos de réis, ele acabou por aceitar e recebeu um adiantamento de vinte mil contos de réis, logo depois conheceu a moça, que era Aurélia. Alegrou-se, pois sempre a amara.
    Fernando e Aurélia se casaram. No quarto de núpcias, quando Fernando se declarou, Aurélia friamente entregou-lhe o resto do dote e disse que ele a pertencia, afinal acabara de comprá-lo. Nessas condições passaram a viver um falso casamento, dormiam em quartos separados e sempre se tratavam intimamente com sarcasmo e ironia. Com o decorrer do tempo Fernando se dedicou ao trabalho de servidor público e Aurélia passou por um longo tempo se isolando de todos. Depois de tal isolamento dedicou-se a festas, visitas e pequenas reuniões contínuas.

    Ao voltar de um baile quase houve uma reconciliação, no entanto ela não aconteceu. Então durante uma valsa, em um baile próprio, Aurélia desmaiou e acabaram sozinhos no quarto dela. Nesse momento quase houve novamente uma reconciliação, mas Fernando sem querer disse palavras que ofenderam a sua esposa. Voltaram para o baile, ainda vivendo de aparências. Quando o baile acabou cada um foi para seu quarto, Aurélia, baseando-se nos recentes acontecimentos, concluiu que Fernando realmente a amava, quase foi ao encontro dele, mas precisava ter certeza e abandonou assim a ideia.
    Nos dias seguidos Fernando recebeu o dinheiro que havia ganhado através de um investimento, pediu para conversar com Aurélia. Após o jantar foram para o quarto dela, ele entregou a ela um cheque com o valor que ela havia pagado pelo dote e mais os outros vinte mil contos de réis, conquistados no trabalho na repartição e com o lucro do investimento. Declarou-se livre, pois havia lhe devolvido o dinheiro com o qual ela o havia comprado.

    Considerando-se dois estranhos, despediram-se. Nesse momento Aurélia confessou todo o amor que tinha por Fernando, afirmou que sendo eles agora estranhos o passado havia sido esquecido e assim podiam viver o amor que sentiam. Fernando, ao ouvir tal confissão, beijou sua esposa e assim reconciliaram. Ele de repente hesitou, o dinheiro de Aurélia os impedia de se amarem, ela então pegou em uma gaveta um documento, tratava de seu testamento, no qual deixava tudo para Fernando. Nessas circunstâncias, uniram-se no “amor conjugal”.

    Resumo do Romance: 

    "Memorias de um Sargento de Milícias"

    Uma obra de transição para o Realismo. O livro conta a história do jovem Leonardo, filho de pais separados que é criado pelo padrinho barbeiro, sendo uma peste tanto criança quanto mais velho. No começo indicado para ser clérigo, sua rejeição a Igreja lhe leva a vadiar. Na companhia do padrinho na casa de D. Maria conhece Luisinha, por quem se apaixona. Luisinha no entanto se casa com um espertalhão de nome José Manoel. Quando o padrinho morre ele volta a morar com o pai, mas por pouco tempo porque este o expulsa de casa por causa de seus desentendimentos com a madrasta.
    Vai morar na casa de um amigo dos tempos que era sacristão (o tio queria lhe preparar para a vida clerical) e conhece Vidinha, por quem se apaixona. Após muitas intrigas feitas pelos pretendentes de Vidinha, sai desta casa também e é nomeado pelo major Vidigal, figura policial constante na obra, soldado. Não param por aí suas diabruras e ofensas e sabotagens com o major lhe garantem a cadeia.
    A madrinha e a tia de Luisinha intercedem em seu favor e este não é só liberto, mas promovido a sargento. Logo após isto morre José Manoel e reata o namoro com Luisinha. Transferido para as Milícias, casa-se com ela. A obra toda é um verdadeiro marco para a transição para o Realismo: os personagens não são idealizados, o amor não é supervalorizado e idealizado (e muito menos são as volúveis mulheres), o herói está longe de perfeito existe uma certa comicidade incomum nos romances da época.

    Resumo do Romance:

    Iracema

    A obra conta a história de amor vivida por Martin, um português, e Iracema uma índia tabajara. Eles apaixonaram-se quase que à primeira vista. Devido a diferença étnica  por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão mais forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabajaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Mertim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
    Além disso, a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visitas regulares aos dois.
    Conta que Araquém, pai de Iracema, está muito velho e mal de saúde, devido à fuga de Iracema. Justo no período que Martim não está na aldeia, Iracema dá luz ao filho, ao qual dá o nome de Moacir. Sofrendo muito, não se alimentando, e por ter dado à luz recentemente, Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar o filho à Martim. Iracema é enterrada ao pé de um coqueiro, na borda de um rio, o qual mais tarde seria batizado de Ceará, e que daria também nome à região banhada por este rio. Ao meio desta bela história de amor, estão os conflitos tribais, intensificados pela intervenção dos brancos, preocupados apenas em conquistar mais territórios e dominar os indígenas.

    Aluna: Monalyza Keyla Ramos de Souza
    Série: 3º  Turma: A  Turno: Vespertino




      terça-feira, 25 de junho de 2013

      Texto sobre os protestos que estão ocorrendo em todo o nosso país.

         O Gigante Acordou

      É o gigante acordou , em meio á  um  país  repleto de violência, pobreza, inflação, caos e nenhuma qualidade de vida para a grande maioria da população. Porém, esses protestos, que começaram em São Paulo por causa do aumento da passagem dos transportes, mostram, finalmente, a insatisfação da população. O brasileiro começou a exercer sua cidadania.
      O aumento da passagem foi apenas o estopim de algo que a população assiste faz tempo, mas nada faz para mudar. Todos esses impostos cobrados pelo governo só fariam sentindo se fosse oferecido uma qualidade de vida melhor para a população. Saúde, educação, comida, moradia, transporte, são algumas das coisas necessárias à vida, que cabe ao governo proporcioná-las à todos.


      O Brasil é um país que dá mais valor ao futebol do que à educação, o que é muito trágico. Bilhões de reais são gastos construindo e reformando estádios, enquanto hospitais e escolas imploram por reformas, professores e equipamentos indispensáveis para exercerem suas funções. O transporte na época da Copa, é de graça. Em contra partida, milhares de brasileiros fazem um tremendo esforço para pagar o transporte todos os dias, para irem ao trabalho ou à escola.

      O primeiro passo para mudar um país, é a união do povo. E é isso que está acontecendo no Brasil. Milhares de protestos sendo organizados, em diversas partes do país. São permitidos os protestos pacíficos, sem depredações dos patrimônios públicos e privados, pela constituição brasileira, mas está ocorrendo um enorme desrespeito por parte da polícia militar, que age com extrema violência, até com os não-manifestantes. Infelizmente, parece que as únicas aglomerações pacíficas aturadas pelo governo, são: as filas para atendimento médico; ônibus e metrôs lotados, sem o mínimo de conforto; corredores de hospitais públicos lotados, por falta de infra estrutura.


      Esses protestos parecem ser só o começo de um povo que vai entrar para história. A população finalmente saiu do estado de inércia em que se encontrava, assim como diz o hino nacional “Deitado eternamente em berço esplêndido”, para então assumir a postura de “Verás que um filho teu não foge à luta”, lutando pelos seus direitos. 
           "Terra Adorada ,entre outras mil és tú Brasil ."                 
       Aluna: Rebeca Bacellar Gonçalves Serie: 2º Turma: IV.                                                      

      Texto Dissertativo :A Seca do Nordeste


       A seca Do Nordeste                                                                                                                                 A seca no Nordeste além de ser um problema climático, é uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam a região. E para desespero da população, a água e os investimentos nunca chegam à região Nordeste de forma efetiva, ou seja, faltam medidas mais enérgicas para que isso ocorra de forma rápida e eficaz. Com a falta de água torna-se difícil o  desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. 


             As principais causas da seca são naturais. A região está localizada em uma área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Esta área recebe poucas massas de ar úmidas, ficando muito tempo no Sertão nordestino uma massa de ar quente e seca , não gerando precipitações pluviométricas(chuva). O desmatamento nesta região também contribui para o aumento da temperatura.

         Como resultado, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão do Nordeste. Muitas vezes as pessoas precisam andar durante horas, sob sol e calor forte, para pegar água, muitas vezes contaminada, correndo sérios riscos de doenças. O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando um êxodo rural.
           Em suma, para que ocorra uma diminuição no impacto da seca Nordestina, o governo deve adotar algumas ações como: construções de açudes, cisternas, barragens, investimento em infra estrutura na região e sistemas de irrigação para o desenvolvimento da agricultura. dessa forma, eliminará o grande impacto da seca sobre a sofrida população.


      Aluna:Rebeca Bacellar Gonçalves Serie: 2º Turma:IV

      Queridos alunos, não postem mais resumos, agora quero que comentem sobre os resumos que estão no blog e também escrevam um texto sobre os protestos que estão ocorrendo em todo o nosso país.
                                                        
                                                                   Bom trabalho !!






























































      sábado, 22 de junho de 2013

      Iracema de José de Alencar


       
      Está obra conta a história de amor vivida por Martin,um português,e Iracema uma índia tabajara.Eles se apaixonaram-se quase a primeira vista.Devido a diferença ,por Iracema ser filha do pajé da tribo e por Irapuã gostar dela, a única solução para ficarem juntos, é a fuga. Ajudados por Poti, Iracema e Martim, fogem do campo dos tabajaras, e passam a morar na tribo de Poti (Pitiguara). Isso faz com que Iracema sofra, mas seu amor por Martim é tão forte, que logo ela se acostuma, ou pelo menos, não deixa transparecer. A fuga de Iracema faz com que uma nova batalha seja travada entre os tabajaras e os pituguaras. Pois Arapuã quer se vingar de Martin, que "roubou" Iracema, mas Martim é amigo de Poti, índio pitiguara, que irá protegê-lo.
        Com tudo isso a tribo tabajara alia-se com os franceses que lutam contra os portugueses, que são aliados dos pitiguaras, pela posse do território brasileiro. Com o passar do tempo, Martim começa a sentir falta das pessoas que deixou em sua pátria, e acaba distanciando-se de Iracema. Esta, por sua vez, já grávida, sofre muito percebendo a tristeza do amado. Sabendo que é o motivo do sofrimento de Martim, ela resolve morrer depois que der à luz ao filho. Sabendo da ausência de Martim, Caubí, irmão de Iracema, vai visitá-la e dia que já a perdoou por ter fugido e dado às costas à sua tribo. Acaba conhecendo o sobrinho, e promete fazer visitas regulares aos dois.
      Iracema fica sabendo que seu pai está muito velho e mal de saúde devido a sua fuga ,justo no período em que Martin não está na aldeia Iracema da a luz ao seu filho ao qual da nome de Moacir.Sofrendo muito e não se alimentando direito Iracema não suporta mais viver e acaba morrendo logo após entregar seu filho a Martin.
       Está obra escrito em prosa poética,  é um dos principais romance representantes da vertente indianista do movimento romântico e traça uma espécie de mito.
      Este romance tem um final triste com a morte de Iracema amostrando também que ela abandonou tudo pelo o amor de Martin,fugindo de casa somente para ficar com ele mais ao mesmo tempo não valeu a pena porque ele acabou não aguentando ficar longe das pessoas que  convivia com ele em sua pátria.

            Aluna:Elissandra Jesus dos Anjos    Turno:vespertino  Serie:2 ano 
       Turma:f

      Memórias de um Sargento de Milícias



      Este é um romance de Manuel Antônio de Almeida,a obra conta as aventuras de Leonardo ou Leonardinho,filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo ,Leonardo fica por conta de seu padrinho(um barbeiro)e de sua madrinha(uma parteira),após a separação dos seus progenitores.
           Sempre metido em travessuras,desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro.Já moço,se apaixona por Luisinha,mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha.A primeira decide,então,se casar com outro.
        Tempos depois,Leonardo é preso pelo Major Vidigal,enfrenta diversos problemas,mas acaba sargento de milícias .Quando viuvez de Luisinha,reaproxima-se da moça.Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.
         Está obra retrata um romance, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.O toque de comédia e sátira são ótimos pra deixar o livro mais "divertido" de se ler, sem perder o contexto histórico e suas principais características, apesar de nos lembrar que da início a um novo seguimento do Romantismo.
       Aluna:Elissandra Jesus dos Anjos  Turno:vespertino  Serie:2 ano
        Turma:f 

      Senhora de José de Alencar



      No livro a Senhora conta uma história dramática de amor entre Fernando Seixas e Aurélia Camargo.Seixas era um pobre ambicioso,que trabalhava como jornalista,vivia no pobreza porém não abria mão do outro lado da sua vida,com o qual gastava todo o seu dinheiro nas festas da sociedade.Aurélia também era uma pobre moça.
           Mas com o passar do tempo Aurélia recebeu uma herança deixada pelo seu avô fazendeiro.Apesar que ela iria se casar com Seixas,mas não ocorreu porque nessa época ela não tinha recebido a herança ainda e ele achava que não era o homem certo para ela  apesar de amá-la.Esse relacionamento se desfez de vez quando o pai de Adelaide de Amaral  oferece um dote para que ele se casasse com a sua filha ,ele aceita. Algum tempo depois Aurélia decide se casar e resolve compra um marido,o escolhido no entanto era Seixas,ele aceitou o casamento mesmo sem saber quem era a noiva,pois necessitava do dote.Ao descobrir quem era a noiva ele fica muito feliz pois nunca deixou de amá-la.Mais logo após o casamento ,ela deixa bem claro que era um marido comprado,e que estava se passando por um casamento de conveniência .
            Apesar que com isso tudo os dois,de certa forma ainda se amavam ,nenhum dos dois queria demonstrar,o casamento foi marcado por rotineira e seca, Seixas muitas vezes sentiu-se humilhado por Aurélia.Meses depois após o casamento,ele consegue o dinheiro de que precisava para desfazer o casamento,é isso que ele faz.No momento da despedida Aurélia confessou todo o amor que tinha por Fernando,afirmando que eles iriam esquecer o passado e podiam viver o amor que sentiam.Fernando ao ouvir essa confissão beijou sua esposa e assim se reconciliaram.Ele de repente falou sobre o dinheiro de Aurélia que os impediam de se amarem ,ela então pegou em uma gaveta um documento que tratava do seu testamento que deixava tudo para ele.Só assim eles começaram a viver um amor conjugal.
       Essa obra relata o casamento por interesse,mais no mesmo tempo o amor ente Aurélia e Fernando Seixas que nunca deixou de existir depois do casamento de interesse descobriram o verdadeiro amor,só assim podendo haver declarações entre os dois.
            Aluna:Elissandra Jesus dos Anjos   turma:f    turno:vespertino
       serie:2 ano

      sexta-feira, 21 de junho de 2013

      Senhora de José de Alencar


                  Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira e órfã de pai, apaixonou-se por Fernando Seixas – homem ambicioso -, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade de se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral, e pelo dote ao qual teria direito de receber.
                    Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende socialmente.Passa, pois, a ser figura de destaque nos eventos da sociedade da época.
      Dividida entre o amor e o orgulho ferido, ela encarrega seu tutor, o tio Lemos, de negociar seu casamento com Fernando por um dote de cem contos. O acordo realizado inclui, como uma de suas cláusulas, o desconhecimento da identidade da noiva por parte do contratado até as vésperas do casamento.
                  Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela.
      A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormirão em quartos separados.                                         Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.
                  Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amá-lo, é vencida pelo amor. Ao receber o dinheiro, entrega-lhe a chave de seu quarto e o casamento se consuma, afinal.

      Postado por: Andreza Cerqueira Araújo dos Santos 
      Série: 2º ano           Turma: F       Turno: Vespertino

      Memórias de um Sargento de Milícias  de Manuel Antônio de Almeida


                O romance de Manuel Antônio de Almeida, escrito no período do romantismo, retrata a vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e desenvolve pela primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.
                 A obra conta as aventuras de Leonardo ou Leonardinho, filho ilegítimo dos portugueses                 Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por conta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus progenitores.       Sempre metido em travessuras, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então, casar-se com outro.
              Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.

      Postado por: Andreza Cerqueira Araújo dos Santos 
      Série: 2º ano           Turma: F       Turno: Vespertino
      Iracema de José de Alencar


      Escrito em prosa poética, esse romance é um dos principais representantes da vertente indianista do movimento romântico e traça uma espécie de mito de fundação da identidade brasileiraA narrativa de Iracema estrutura-se em torno da história do amor de Martim por Iracema.Diferentemente do que ocorre em outros romances de José de Alencar, como O Guarani, o enredo de Iracema é aberto a interpretações. A relação entre Martim e Iracema significa a união entre o branco colonizador e o índio, entre a cultura européia, civilizada, e os valores indígenas, apresentados como naturalmente bons. É uma espécie de mito de fundação da identidade brasileira.Ainda menino, Alencar fez uma viagem pelo sertão. A experiência dessa viagem de garoto seria constantemente evocada pelo futuro escritor em seus romances, com imagens e impressões da exuberante natureza brasileira. Alguns espaços merecem destaque por ser palco de importantes acontecimentos desse romance: o campo dos tabajaras, onde fica a taba do pajé Araquém, pai de Iracema; a taba de Jacaúna, na terra dos potiguaras (ou pitiguaras); a praia em que vivem Martim e Iracema e onde nasce Moacir.Iracema, por amor a Martim, abandona família, povo, religião e deus. É uma clara referência à submissão do indígena ao colonizador português. Alguns dizem que o nome Iracema é também um anagrama de América.
      Postado por: Andreza Cerqueira Araújo dos Santos                                                                         Série: 2º ano           Turma: F       Turno: Vespertino
      A seca do Nordeste

                  A seca do  Nordeste  se destacou com um fato para lá de importante,  pois, com essa falta de chuva dificultou em diversos fatores, prejudicando as pessoas e os animais, e fez com que o estado físico do solo se degradasse, dificultando o planteio e a colheita de alimentos.
                  Podemos nos perguntar:  “Como será  viver sem água para beber , cozinhar, tomar banho e alimentar os animais?”  Realmente essa pergunta  é bem utilizada para as pessoas da zona rural atualmente. Se formos  pensar nesta “questão” irá nos  levar  a um estado totalmente crítico de observação, ou seja,  por que viver sem água é extremamente dificultante, mas as pessoas que sofrem desta seca  provaram e ainda hoje provam desse contexto realmente  desagradável.
                  Com a falta de chuva na região Nordeste,  nos trouxe muitos pontos negativos,  tanto na zona urbana como na zona rural. Na zona rural teve dificuldade para plantar e colher, fazendo com que o mínimo de produção arrecadada  fosse  vendida  com preços extremamente altos, como podemos destacar alguns produtos geralmente utilizados como: Tomate,Feijão,Farinha...etc.
                    Para obter água quando o carro-pipa não abasteciam a todos, as pessoas  tinham que andar  muito para conseguir,dificultando-se  para cozinhar, beber  e  tomar banho. As pessoas que tinham suas fazendas sofreram ainda mais, pois além da dificuldade de obter esse bem tão essencial para a vida a “água” sofreram também com a morte de seus animais que  morreram com fome e com sede. Vendo essa cena horrenda, nada se podia fazer,apenas conviver com esse episódio de tristeza, mas mesmo assim não perdendo a esperança  do tempo mudar.
                   Podemos destacar na zona urbana o consumo  mínimo de água, por mais que não sofreram tanto quanto a zona rural, teve por fim suas dificuldades.
                 Em alguns lugares já choveram, mas essa chuva que caiu não foi o suficiente para abastecer a toda região, que continuam com resultados  de seca, fome e miséria. Isso precisa ser mudado não só com o aumento de carros-pipa para a região e sim a preocupação dos governantes para com os mesmos. Enquanto o  Brasil  está  preocupado com coisas "totalmente desnecessárias" O NORDESTE ESTÁ PREOCUPADO COM A SECA!. 

      Anexos sobre a seca do Nordeste:





      Animais mortos
         Falta de água   

           Solo degradado

      Vegetação seca

         Carro-Pipa 

                                                                                                                                                                   Pessoas indo em busca de Água                                                                                                    

      REALIDADE:


      Postado por: Andreza Cerqueira Araújo dos Santos                                                                       Série: 2º ano           Turma: F       Turno: Vespertino

      quinta-feira, 20 de junho de 2013

      A seca do nordeste

       Todos nós já sabemos que estamos enfrentando uma das piores seca, o maior índice foi em 2012, mais ultimamente a situação vem se agravando cada vez mais.
          A seca que atingiu o nordeste no começo de 2012 foi a pior dos últimos 30 anos. A região mais afetada foi o semiárido nordestino, principalmente do estado da Bahia. Neste estado, cerca de 230 municípios foram atingidos. Teve também Alagoas e Piauí que sofreram com a falta de chuva, sabemos que a seca trouxe muito prejuízo para as principais fontes de renda da região: pecuária e agricultura de milho e feijão.
         As principais causas é um problema natural porque está localizada numa área em que todas as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano, sabemos também que o desmatamento contribui bastante para o aumento da temperatura na região do sertão nordestino.
       É uma situação que gera dificuldades sociais para as pessoas que habitam nessas regiões. Por exemplo, com a falta de água, torna-se difícil o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais se torna impossível ocorrendo a morte de muito deles. Desta forma, a seca provoca a falta de recursos econômicos, gerando fome e miséria no sertão nordestino. Muitas vezes as maiorias das pessoas precisam andar, sob o sol e calor forte, para pegar água, correndo riscos de ser suja e contaminada,com uma alimentação precária e com o  consumo de água de uma péssima qualidade com tudo isso os habitantes do sertão nordestino acabam vítima de muita doenças.Podemos também dizer que o desemprego nessa região é muito elevado,provocando a saída das pessoas do campo em direção a cidade.
       As vezes com tudo isso agente fica se perguntando qual é a posição do governo em relação a esses tipos de coisas, mais logo enxergamos que eles só quer saber de eleição ,de ajudar as pessoas da zona rural que precisam de um carro pipa para poder ter água limpa e bem tratada não fazem nada, essas pessoas só tem esse direito de água limpa se pagarem ,vocês acreditam?  
          Mais podem acreditar infelizmente é esse o nosso país.Isso tudo é porque na zona rural é o lugar que as pessoas mais sofre com a seca como eu já falei no decorrer do meu texto,porque acabam perdendo suas plantações e até mesmo seus próprios alimentos.
        Essa é umas das imagens sobre a seca do nordeste


       Aluna:Elissandra Jesus dos Anjos   Turmaf       Turno:vespertino 
                                                         

      Resumo do Livro "Memórias de Um Sargento de Milícias"

      Resumo do Livro "Memórias de Um Sargento de Milícias".

      De:Manuel Antônio de Almeida.



      O Livro a historia de um menino chamado Leonardo ,filho de uma pisadela e de um beliscão,a mãe de Leonardo foge para Portugal e seu pai o abandonar ,o menino fica com o seu padrinho que é barbeiro.
      O menino Leonardo é um menino que aprontava muito na vizinha,seu pai Leonardo Pataca se envolve com uma cigana ,e logo é abandonado ,ele recorre a um feiticeiro ,que na época feitiçaria é crime,a policia invade o local e o Sr.Pataca é preso ,mais ele pede ajudar a sua comadre ,que pede ajudar de um Tenente-Coronel que tem uma divida com a família e logo solta o Sr.Pataca.
      O padrinho de Leonardo perde a sua licensa de barbeiro e foge para Africa em um Navio ,na volta o Capitão do Navio li guarda um Baú de Dinheiro ,para ele da a sua filha ,mais ele fica o dinheiro, o padrinho de Leonardo começa a criar Leonardo como filho e que torna o menino padre, mais por onde o menino passa o menino bagunça, o menino leva uma bronca do padre da cidade.
      O menino jura vingança ao padre, na verdade o padre foi quem roubou a Cigana do Sr.Pataca, o menino Leonardo arma uma emboscada para pega o padre, em uma festa que a Cigana vai dar ,na hora da festa o padre é preso ,e o senhor Pataca corre atras da Cigana,mais a cigana não da bola.
      O padrinho de Leonardo como a sair com uma mulher ,que tem um menina chamada Lusinha ,em uma festa de queima de fogos, Luisinha sair de mão dadas com Leonardo.
      Sr.Pataca começa a sair com uma mulher ,e começa a mora junto,o padrinho de Leonardo falece, e Leonardo começa a mora com seu pai,mais ocorre muitas briga e Leonardo foge de casa, ele é reconhecido na rua pelo seu amigo em um piquenique.
      Leonardo então começa a morar com eles ,e la Luisinha também morava com mais 6 rapaz e 2 senhora, Luisinha acaba namorado com Leonardo,esse namoro deles desperta ciumes de outro 2 rapaz, que avisa a policia que Leonardo está tirando aproveito das mulheres ,o policial Vidigal ,prende Leonardo ,mais ele consegui fugir.
      A comadre arruma um emprego para Leonardo ,mais ele se envolve com a esposa do dono ,e é despedido ,Vidigal consegui prende Leonardo novamente, Leonardo é obrigado pela policia a servir o Exercito.
      Dentro do batalhão Leonardo vai para outra área, chegando la ele continuar a apronta dentro do Batalha,Vidigal pretende prende um homem que fica fazendo imitações de sua cara,mais Leonardo avisa o homem e Leonardo é preso no batalhão por traição ele é preso e condenado a chibatada.
      A comadre dele fica sabendo e recorre a ex-amante do Sr.Vidigal e vai até  a casa de Vidigal pedi para não fazer isso, chegando la Vidigal não resiste ,e perdoa Leonardo e promete a promove Leonardo.
      Enquanto isso Luisinha está casada com um homem que conheceu ,um homem velho ,mais ele morre,Luisinha uma moça pronta,fica novamente com Leonardo , D.Maria e Sr.Pataca se casar ,mais depois de um tempo os dois falece, Leonardo e Luisinha fica com mais duas herança.

      Comentário: Um livro muito diferente ,dos comum da época do romantismo ,um livro que conta a historia de um menino pequeno ,que apronta muito na infância,e depois conhece uma moça ,eles enfrenta muita coisas ,Leonardo além de apronta muito ele é preso varias vezes pela ,policia e a moça por sua herança um homem velho fica com ela, mais no final de tudo eles fica juntos,gostei do livro pois não conta sempre de amo amo, é uma historia diferente de um jovem.

      Atenciosamente: Franklin Souza.
      Turma: F . Serie: 2º. Turno:Vespertino.

      terça-feira, 18 de junho de 2013


      Resumo Livro "Iracema".

      Resumo "Iracema".

      De:José de Alencar.



      O Livro Iracema escrito por José de Alencar, um livro que conta o amo de duas raça ,uma moça  chamada Iracema que faz parte de uma Tribo de Índio e um moço de cor Branca chamado Martin.
      O começa falando de um ataque na mata , o guerreiro Martin é ferido,Iracema encontra a Martin ferido na mata, e leva para sua tribo para cuida-lo , na aldeia o guerreiro Martin é cuidado , nesse meio tempo chega na aldeia o chefe da aldeia o Irapuã ,e faz uma grande celebração para o seu chefe que vai comanda-lo a um combate contra outra tribo, naquela mesma noite Martin decide fugir da aldeia ,mais Iracema li impede pedido para ele aguarda até que seu Irmão chegue para guia-lo ele na mata.
      Dai começa uma aproximação de Iracema e Martin ,só que o indio Irapuã também está apaixonado por Iracema, o Indio Irapuã tenta mata Martin ,para pode fica com Iracema,Iracema é filha do pajé da tribo e deve permanecer solteira.
      Mais o amor é mais forte e Iracema e Martin se aproxima ainda mais, Martin e Iracema estão apaixonada ,Martin sonha Iracema possuído ele  ,que na verdade acontece.
      Martin decide ir embora para a tribo do Pitiguara aonde o pajé li considera como Irmão ,Iracema decide ir embora junto com Martin ,o indio Irapuã decide seguir junto com os indio do Tarbajara que é a sua tribo,chegando la na tribo adversário ,ocorre um grande conflito entre as duas tribo .
      No combate muitos indio morre, Iracema continuar com Martin,depois de muitos confronto, Iracema engravida de  Martin ,após Martin chega de um combate ver Iracema com seu filho que entre a Martin ,Iracema pede para Martin enterra-la nos pés de um coqueiro aonde ela gostava muito, Martin vai embora para sua civilização natal junto com seu filho.
      Depois Martin retorna ao Brasil,e ajuda ao comandante a combate os holandense,Martin ia sempre ao lugar aonde Iracema foi enterrado e era consumido pela saudade.


      Comentários: Um livro que retrata o amo de 3 pessoas ,de Iracema por Martin ,e de Irapuã por Iracema, mais o coração de Iracema se apaixona por Martin, um historia que é entre duas raça branca e um raça indígena ,um livro que tem um final diferente dos demais romantismo,aonde Iracema morre ,deixando um filho para Martim.
      Um livro que falar um pouco sobre o índio que é um grande herói nacional,gostei do livro pois retrata um historia que enfrenta muitos obstaculo ,mais o amo bate mais forte.


      Atenciosamente: Franklyn Souza.
      Serie: 2º F. Turno:Vespertino.